Comunicação, persuasão, perseverança, autoconfiança, trabalho em equipe, criatividade e liderança. Essas são apenas algumas das diversas habilidades empreendedoras que os estudantes desempenharam durante a Feira JEPP, nas cidades de Coroatá, Timon e Parnarama, municípios da Região dos Cocais.
As feiras aconteceram neste mês de dezembro e marcaram o encerramento do ano letivo nas escolas e culminância da disciplina de Empreendedorismo, que é desenvolvida por meio do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos- JEPP. O programa é uma ação executada pelo Sebrae em todo o país como uma das ações do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), numa parceria com a rede municipal de ensino.
“Na Feira JEPP os alunos podem apresentar para a sociedade e também para toda a classe empresarial e parceiros o que eles aprenderam e produziram durante a execução da disciplina de empreendedorismo. O Sebrae fica muito feliz em proporcionar esse momento e contribuir diretamente para a educação empreendedora desses estudantes”, destacou o gerente da Unidade de Negócios de Caxias, Stênio Pinheiro.
Em Timon, foi realizada a nona edição da Feira, no Projeto Educativo Mãos Dadas. Na escola, a ação recebe o nome de Workshop Mãos Dadas, pois além dos stands de exposição e vendas de produtos e serviços, a programação conta também com apresentações culturais e musicais. O evento contou com mais de 1500 participantes, entre pessoas da comunidade e alunos do 6° ao 9° ano, que são atendidos pelo projeto.
Já em Coroatá e Parnarama, a feira JEPP aconteceu pela primeira vez. Em Parnarama mais de 400 alunos do 6° ao 9° ano, da Escola Clovis Campelo do Bomfim, participaram da feira com stands que representavam as temáticas envolvidas na disciplina. Em Coroatá, mais de 2 mil alunos participaram da feira e tiveram a oportunidade de colocar em prática as habilidades adquiridas no programa. O JEPP foi desenvolvido no município por meio da parceria entre o Sebrae e Governo do Estado do Maranhão, no segundo ciclo do programa Cidade Empreendedora. O programa foi aplicado em 18 escolas da rede pública, com alunos do 6° ao 9° ano.
A aluna Tayne Santos, do Colégio Militar Tiradentes, em Coroatá, participou da Feira mostrando os resultados aprendidos no projeto, desenvolvido por meio do Canvas, “Negócio Digital de Segurança Patrimonial Destinado com Aplicação de Tecnologias de Inteligência Artificial e Plataforma Inteligente de Monitoramento. “Foi uma honra participar do JEPP, pois foi uma grande oportunidade de aprendizado. A partir do nosso projeto aprendi que o empreendedorismo está nas atitudes e pude exercitar minha criatividade, resolução de problemas e trabalho em equipe”, disse a estudante.