ASN MA Atualização
Compartilhe

Estudantes maranhenses visitam espaços de inovação em São Paulo

Segundo dia do Desafio Liga Jovem, em São Paulo, é marcado por visitas a hubs de inovação e atividades de conhecimento. As finais da competição começam amanhã, dia 23. E a premiação acontece
Por Laurene Leite
ASN MA Atualização
Compartilhe

Às vésperas das rodadas finais do Desafio Liga Jovem, previstas para esta quinta e sexta-feira, dias 23 e 24, os 72 estudantes maranhenses participantes da competição tiveram ontem (22/03) uma folga para vivenciar um dia completo de imersão em conhecimentos e inovação, algo sem precedente para a maioria deles, vindos do interior do Maranhão.

No Museu Catavento, estudantes maranhenses vivenciam exposições e imersão em ciêncica e conhecimentos.

Durante todo o dia, o grupo participou de uma rodada de visitas técnicas a dois espaços de conhecimento e inovação da capital paulista, programada pela organização do desafio, que trouxe oportunidades de aprendizado e integração para todos.

O primeiro ponto da visita, pela manhã, foi o Museu Catavento, museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, um espaço interativo e inovador inaugurado em 2009 e dedicado às ciências e sua divulgação. No local, o grupo visitou a Exposição do Homem ao Macaco, um registro da evolução humana, além de espaços dedicados à evolução dentro de quatro pilares: universo, vida, engenho e sociedade. O museu localiza-se no Palácio das Indústrias e recebe diariamente grupos de visitantes, a maioria estudantes, que desfrutam de conhecimento e práticas pedagógicas inovadoras.

Exposição do Homem ao Macaco atrai estudantes e orientadores participantes do Desafio Liga Jovem

No local, os estudantes maranhenses observaram curiosidades que abrangem informações que vão desde o átomo ao maior planeta do sistema solar; do menor aos maiores animais do planeta; das leis da física às transformações químicas e eletroestáticas à fibra ótica; da diversidade de ecossistemas do país à questão da proteção ambiental, tudo apresentado de forma interativa, fazendo da visita um momento prazeroso, uma verdadeira viagem pelo mundo do conhecimento e da cultura, conforme destaca a professora Bruna Elizama, do IFMA de São José de Ribamar. “Sem dúvida, uma experiência valiosa para nossos alunos, que saem deste momento com uma outra visão do mundo do conhecimento, um momento que uniu ciência, cultura e nos possibilitou vivências e aprendizados fora da rotina, de forma lúdica e prazerosa”, ressaltou ela.

Integrantes da equipe Alpha, da escola Dom Ungarelli do município de Pinheiro-MA, as estudantes Maria Clara Almeida, Elayne Lobato, Livia Barros e Thaynara Moreira nunca haviam viajado para fora do estado. Participar do Desafio Liga Jovem deu a elas essa oportunidade, junto com a desafiadora missão de defender o projeto Coleta de Lixo Inteligente-GPS , que pretende ser uma solução para a problemática do lixo, abordada sob um prisma social e econômico.

Experiências com eletricidade e eletrostática na visita ao Museu Catavento.

Para elas, a visita ao museu Catavento foi de encanto e de constatação e a experiência de participar do Desafio Liga Jovem, algo “inesquecível”. “Há um mundo imenso fora dos limites da nossa cidade para ser conquistado. E a escola, o conhecimento, serão o nosso passaporte para ingressar e nos destacar nesse mundo grandioso. Vivenciar esses momentos, não tem preço. É algo para se levar para vida, para sempre”, asseguram as meninas.

Apoio e Incentivo – Na visita, os estudantes foram acompanhados pelo diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, que encontrou-se com o time logo pela manhã. Na ocasião, o diretor manifestou satisfação pelos resultados obtidos pelo estado na competição, agradeceu o empenho de todos e interagiu com estudantes e orientadores incentivando-os a prosseguir no caminho do conhecimento. “Independente de qualquer resultado, vocês já são vencedores, por terem pensado seus projetos e por terem chegado até esta etapa final. Tenho certeza de que essa experiência será um marco na vida de cada um, ao deixar um legado de grande aprendizado e de reconhecimento do conhecimento como verdadeiro caminho para transformações”, afirmou o diretor.

Diretor Técnido do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, reunido com o time Maranhão, leva mensagem de incentivo aos competidores.

Hub de Inovação – Na segunda parte das visitas técnicas, os maranhenses conheceram o Learning Village, na Vila Madalena, idealizado pela HMS em parceria com a Singularity University Brazil. Trata-se do primeiro hub de inovação e tecnologia com foco em educação e desenvolvimento de pessoas da América Latina. O local aposta na promoção da cultura da inovação, geração de conteúdos em linguagens interativas, posicionamento de marcas, acesso a startups e tecnologia, programas de qualificação da HMS e Singularity University, além de geração de negócios, entre outros as aspectos que fazem do Learning Village um espaço bastante peculiar.

No Learning Village, maranhenses conhecem hub de inovação e apoio a startups.

O espaço inovador e interativo, conta com parceria e suporte de grandes empresas e corporações. O local tem estrutura necessária e concebida para abrigar e escalar startups dos mais diversos segmentos. Hoje, o ecossistema abriga quase 100 delas, como residentes, conectadas em uma plataforma cuja lógica é a geração de conexões, inovação e novos modelos de negócios.

A ideia é promover transformações, conectando players como startups, grandes empresas, coding schools (soluções de ensino-aprendizagem do pensamento computacional e de programação), fundos de investimento, aceleradoras de startups, consultorias de inovação, associações, entidades governamentais e flow school (ambiente que proporciona vivências de autoconhecimento, criatividade e desenvolvimento humano).

No local, os estudantes fizeram um passeio físico e sensorial pelos ambientes do Learning Village, coworkings e de abrigo das startups, conversaram com CEO’s de startups abrigadas, como Camila Florentino, da Celebrar Eventos, e o maranhense Jucilano de Medeiros, especialista em marketing estratégico, que hoje atua no local.

Concebido como espaço de conexões, o Learning Village tem proposta de atuação inovadora, algo reforçado aos estudantes maranhenses durante visita técnica.

Emyle Eduarda Alves Madeira, do Time Six, do IFMA de Barra do Corda, destacou essa experiência como um marco na vida pessoal. Ela, que já concluiu o ensino médio, ainda não parou para pensar direito no futuro, talvez porque já esteja “dentro dele”. Perguntada se conseguiria enxergar-se atuando em um espaço como o Learning Village, ela dispara, sem pensar duas vezes: “ – Quando posso começar? É pra hoje?”.

Sobre o que a experiência teria acrescentado de positivo em sua vida, Emily discorre: “– A pessoa que chegou a São Paulo para participar do Desafio Liga Jovem será completamente diferente da que veio para a competição, muito mais madura e consciente das possibilidades e da variedade de escolhas e com a responsabilidade de fazer as escolhas certas, porque meu futuro depende disso. Quero continuar aprendendo, porque tenho um mundo inteiro para conquistar, um mundo que tem tantas possibilidades que eu antes não imaginava bem que existiam. Muito bacana ver jovens como eu, com a origem parecida com a minha, dando tudo de si por seus sonhos e também ajudando outras pessoas e fazendo a diferença no mundo”, completou ela.

Encontro de maranhenses: com o time Maranhão, Jucilano de Medeiros, conterrâneo que hoje atua no Learning Village.

-

Sobre o Desafio Liga Jovem

Ao todo o Desafio Liga Jovem reuniu mais de 5 mil estudantes de todo o território nacional. As finais da competição começam hoje, dia 23 de março, com rodadas de mentorias e pitches para as equipes classificadas, num total de 21. Seis delas serão premiadas ao final do ciclo. O Maranhão participa das finais com duas equipes: a equipe Zettas, de Formosa da Serra Negra, e a equipe Pantera Negra, do município de Zé Doca.

O grande prêmio para as equipes vencedoras será uma viagem, com todas as despesas pagas, para Madrid, na Espanha, para conhecer centros de inovação, troca de experiências e apresentação das ideias em nível internacional.

Equipes Zettas e Pantera Negra: Maranhão na final do Desafio Liga Jovem.