Com uma visão voltada para o futuro, o Sebrae Maranhão realizou esta semana o Encontro Técnico 2024, nos dias 21 e 22 de fevereiro, reunindo colaboradores de todas as regiões do estado no Multicenter Negócios e Eventos. O evento serviu como a plataforma de lançamento para o Planejamento Estratégico do Sebrae Maranhão até 2035, marcando um compromisso renovado com um empreendedorismo estruturante e transformador.
O Encontro Técnico, focado na apresentação do Planejamento Estratégico Sebrae 2035, trouxe a proposta de uma abordagem inovadora para o empreendedorismo no Maranhão. O economista, professor e ex-Ministro da Fazenda e Planejamento, Paulo Haddad, contribuiu com sua vasta experiência, liderando o painel “Tendências e Projeções Estratégicas”.
No painel, Haddad explorou áreas cruciais como o desenvolvimento territorial, os objetivos de desenvolvimento sustentável, o programa Cidade Empreendedora e a implementação de Arranjos Produtivos Locais. “Fizemos uma avaliação e consolidação dos quatorze Programas de Arranjos Produtivos Locais. Eu estou voltando para Belo Horizonte muito satisfeito com o desempenho da equipe e da direção do Sebrae Maranhão”, relatou Haddad.
Durante o evento, os objetivos do PPA Sebrae Maranhão 2035 foram claramente estabelecidos: expandir um empreendedorismo que seja estruturado e transformador, fomentar uma governança em um estado empreendedor que cultive um ambiente de negócios propício e impulsionar a prosperidade dos territórios e biomas por meio dos ecossistemas de negócios.
Albertino Leal, Diretor Superintendente do Sebrae no Maranhão, falou da importância do evento. “Nosso Encontro Técnico 2024 serviu como uma plataforma valiosa para discutir desafios, oportunidades e estratégias voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo, do turismo, da economia criativa e da educação em nossa região”.
“O Sebrae reforçou o papel que desempenha como uma rede de apoio essencial aos empreendedores, almejando não apenas o crescimento dos negócios, mas também o avanço da qualidade de vida no Maranhão. O objetivo é ambicioso e claro: fazer do empreendedorismo a força motriz para a transformação socioeconômica e ambiental do Brasil”, concluiu o Superintendente.