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Empresas maranhenses participam de eventos de comércio exterior apoiadas pelo Sebrae

Empresas dos segmentos de alimentos, bebidas e do comércio varejista de óculos e acessórios participam da Jornada Exportadora, que abre portas no mercado externo para produtos Made in MA
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
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A Jornada Exportadora, uma parceria entre o Sebrae e a Agência de Promoção de Exportações – ApexBrasil, proporcionará acesso ao mercado internacional para três empresas maranhenses dos segmentos de alimentos (geleias) e bebidas (destilados e cachaça) e do comércio varejista de óculos e acessórios.

Do Maranhão para o mundo: produtos do estado serão destaque em eventos de comércio exterior . (Sebrae/Divulgação)

As empresas Cattu Brazilian Eyewear (ótica), com origem em Barra do Corda; a Cachaça Santo Ambrósio, de São Luís, produtora de cachaça artesanal, e as Geleias Sabor da Ilha, também da capital, estarão em eventos de mercado nos Estados Unidos, Chile e Peru e Boa Vista – RO.

Nos EUA, a Cattu participa da Swim Show, em Miami, entre os dias 31 de maio e 2 de junho. Já na Jornada Exportadora Chile e Peru (Café, Cachaça e Chocolate), de 30 de junho a 4 de julho, a Cachaça Santo Ambrósio será um dos destaques. E, fechando a participação nacional, a Geleia Sabor da Ilha marca presença, entre os dias 13 e 17 de junho, no Exporta + Brasil – Comércio Transfronteiriço, que acontece na capital de Roraima.

Além de gerar oportunidades aos selecionados para estabelecer contato com potenciais compradores internacionais, a Jornada também funciona como pontapé para pequenos negócios que desejam iniciar suas atividades no comércio exterior.

Dênio Carneiro, gerente de Mercado do Sebrae no Maranhão. (Sebrae/Divulgação)

O gerente de Mercado do Sebrae no Maranhão, Dênio Carneiro, avalia a iniciativa de forma otimista. “Otimista, mas também desafiadora a participação das empresas maranhenses nestas jornadas de exportação. Percebemos que há, por parte dos empreendedores locais, crescente interesse na busca pela internacionalização, mas ainda precisamos percorrer um longo caminho de preparação para atingir êxito neste propósito. O Sebrae e a Apex estão abrindo caminhos para que outras empresas venham a se interessar por esta temática, que exige preparo, planejamento e conhecimento, mas traz grandes benefícios, como o acesso a novos mercados, aumento da competitividade e fortalecimento da marca”, explica ele.

Do Maranhão para o mundo

Esdras Nascimento, diretor Executivo da Cattu Brazilian Eyewear, trabalha no ramo de ótica, ofertando óculos de acetato de celulose, fibra natural que passa por processos de resina e coloração e permite uma infinidade de cores e formatos. Com coleções e cores exclusivas, inspiradas nas florestas e em signos ancestrais que contam histórias, ele chega à Swin Show apostando em diferenciais da nova coleção Wazay’zar.

Esdras Nascimento, executivo da CATTU, palavra que vem de “kat’u”, fonema indígena que significa algo bom ou bonito. (Divulgação)

“O Sebrae e Apex estão custeando a participação de alguns empresários do Brasil na jornada. A Cattu é a única da nossa região. Representar o Brasil e o Maranhão com um produto genuinamente brasileiro em um evento dessa magnitude, é um prazer grande. Vamos estar no espaço de exposição e nas rodadas de negócios organizadas pela Apex e vamos participar de visitas técnicas a players de e-commerce brasileiro nos Estados Unidos, especificamente na Flórida. Vamos visitar associações que trabalham com produtos brasileiros nos EUA e conhecer o hub da Amazon, principal parceira para a logística do e-commerce hoje nos programas da Apex. E isso é, sim, uma grande oportunidade”, reflete Nascimento.

Para Ana Valéria Ambrósio, criadora da cachaça artesanal Santo Ambrósio, a expectativa é grande. “Espero que façamos bons negócios e fechemos grandes parcerias, mostrando o Maranhão para a América Latina e a qualidade de algo da nossa terra, que é a Cachaça Santo Ambrósio”, disse ela. Para o evento, ela está levando a versão Prata da bebida, em volumes de 250ml e 500ml, e novidades, que são as embalagens estilizadas. Ana Valéria é enfermeira e pioneira no Maranhão no comando de um negócio de fabricação de destilados, universo predominantemente masculino. No mercado desde 2022, quando montou o negócio após o divórcio, ela aposta nos diferenciais da cachaça de fabricação artesanal. “Do mesmo modo como quebramos barreiras, empreendendo em um ramo com maioria de homens, estamos preparados para romper as fronteiras e conquistar o mercado externo.

Ana Valéria Ambrósio, criadora da cachaça Santo Ambrósio. (Divulgação)

Ana Paula Grolli, da Geleia Sabor da Ilha, também tem boas expectativas com a oportunidade, mas frisa eventuais dificuldades para concretizar os negócios. “Sempre que partimos para um evento desse, a expectativa é de fechar negócios e fazer a primeira exportação. Já participei de outros eventos, mas ainda não deu certo, embora seja excepcional a aceitação do nosso produto. Às vezes, nos deparamos com a questão de ser um produto de certo modo exótico para o mercado externo. Então, é preciso planejar bem a inserção do produto nesses mercados. Estamos na expectativa de poder fechar negócios e avançar”, explicou ela.

A empresa começou em 2002, como Sabor da Ilha, nascida do amor pela culinária apostando nas riquezas do Maranhão. Sempre trabalhou com frutas e polpas regionais para fabricar geleias diferenciadas, com ênfase em sabores clássicos como cupuaçu, bacuri, açaí e buriti e a icônica geleia de pimenta. Com a aprovação dos maranhenses e trabalhando com um produto diferenciado pela qualidade, ela, que já vivenciou outras experiências de busca de acesso ao mercado externo, foca nessa nova experiência enxergando boas oportunidades.

Ana Paula Grolli e o doce sabor das geleias feitas com sabores típicos do Maranhão. (Divulgação)

Ambas concordam que a Jornada Exportadora representa uma boa chance de expansão e acesso a públicos diversificados e compradores de vários locais do mundo. “Teremos contato com compradores da Europa, Ásia, Oriente Médio e América Latina, entre outros, o que ajuda até a melhorar o produto. “Essa rota pode facilitar para o nosso produto, pois tem o Caribe e possivelmente encontraremos aí uma sinergia com os nossos costumes”, diz Ana Paula. “A expectativa é positiva e estamos apostando que esse apoio do Sebrae e da ApexBrasil seja um caminho para novos voos”, analisa Ana Valéria.

Jornada Exportadora

Trilha voltada para o comércio exterior, promovida pela ApexBrasil em parceria com o Sebrae, a Jornada visa impulsionar a participação de empresas brasileiras, especialmente micro e pequenas empresas, no comércio internacional. O objetivo é oferecer experiências práticas e qualificadas de imersão em mercados internacionais, facilitando o acesso a oportunidades de negócios.

Presidente Décio Lima, do Sebrae Nacional, durante lançamento de parceria com a ApexBrasil para abertura de mercado aos pequenos negócios no comércio exterior. (Sebrae/Divulgação)
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