A força do empreendedorismo local e o protagonismo feminino na geração de negócios marcaram o início da ExpoMEI 2025, em São Luís. A cerimônia de abertura do evento reuniu, nesta quinta-feira (15), centenas de participantes no auditório Darcy Ribeiro, entre empreendedores e lideranças políticas e institucionais. A solenidade também deu início à Caravana Sebrae Delas, iniciativa voltada ao desenvolvimento da autonomia econômica e ao empoderamento de mulheres no empreendedorismo.
Para compor a cerimônia de abertura da ExpoMEI e da Caravana Sebrae Delas, foram convidados ao palco do auditório o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo; a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Maranhão, Edila Neves; o diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal; a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho; o diretor Técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho; a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda e a secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha.

A diretora de Administração e Finanças do Sebrae Maranhão, Edila Neves, enfatizou a importância da Caravana Sebrae Delas para valorizar, incentivar e dar suporte às mulheres empreendedoras. A programação da ação itinerante incluiu oficinas práticas, rodas de conversa, paineis sobre gestão e acesso a crédito, além de encontros com lideranças femininas.
“Exalto a coragem, a garra e o talento das mulheres empreendedoras do nosso estado, que tanto nos inspiram e orgulham todo o time do Sebrae. A Caravana Sebrae Delas é uma iniciativa nacional que representa conhecimento, oportunidade e transformação para milhares de mulheres empreendedoras em todo o Brasil. Hoje, elas representam 41,2% do total de empreendedores de um Brasil produtivo e próspero. Mulheres de coragem abundante, prontas para conquistarem seus espaços a partir da sua dedicação ao seu trabalho que as fortalece a cada dia”, declarou.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, também destacou o compromisso da Caravana em apoiar e fomentar o empreendedorismo feminino. “Sabemos que apoiar o empreendedorismo feminino é mais do que uma missão, é uma necessidade. É por isso que a Caravana Sebrae Delas existe: para conectar, valorizar, capacitar e empoderar essas mulheres incríveis que movimentam a economia. Estamos aqui para apoiar, ouvir, orientar e impulsionar suas trajetórias. A Caravana Sebrae Delas é um símbolo do que acreditamos”, afirmou.
O diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, ainda destacou as diversas oportunidades oferecidas pela ExpoMEI aos pequenos negócios. “Este evento é uma vitrine do potencial empreendedor do nosso estado. É um espaço onde pequenos negócios ganham visibilidade, fortalecem suas marcas, fazem conexões e têm acesso a oportunidades que podem transformar suas trajetórias. A ExpoMEI é um passo importante no fortalecimento do empreendedorismo maranhense, e o Sebrae segue firme ao lado de quem empreende”, frisou.
Destaques da programação
Durante a solenidade de abertura, ocorreu o Lançamento do Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (FAMPE) 100% para mulheres empreendedoras. Realizado em parceria com o Barco do Nordeste, o programa do Sebrae irá facilitar o acesso ao crédito e ao financiamento em instituições financeiras, impulsionando o desenvolvimento de micro e pequenos negócios liderados por mulheres.

A assinatura do FAMPE 100% foi realizada pelas diretoras Margarete Coelho e Edila Neves, além da gerente geral do Banco do Nordeste, Jessielda Guerra, e a empresária Juliane Ribeiro, primeira mulher a ser beneficiada pelo programa.
“Para as mulheres, o FAMPE é 100%, porque elas precisam mais, porque são diversas, inclusivas, e porque quando uma mulher empreende, a família inteira cresce junto. O impacto do empreendedorismo feminino vai além do negócio: transforma lares, fortalece comunidades e muda realidades. É por isso que estamos aqui hoje, lançando essa grande jornada. O Sebrae tem as portas abertas para todos os empreendedores, mas o coração do Sebrae é ainda mais aberto para as mulheres”, enfatizou Margarete Coelho.
Outro destaque do primeiro dia da ExpoMEI foi a palestra “Histórias que Inspiram”, ministrada pela atriz, empresária e influenciadora digital Giovanna Antonelli. Durante o encontro, que fez parte da programação da Caravana Sebrae Delas, Giovanna compartilhou sua trajetória de maneira descontraída, convidando os mais de 1.500 participantes a refletir sobre a própria jornada e buscar o crescimento pessoal e profissional.
“É uma alegria poder fazer parte dessa jornada incrível que é a Caravana Sebrae Delas. Eu agradeço muito ao Sebrae por apoiar e acreditar no potencial transformador do empreendedorismo feminino. É um privilégio poder estar aqui somando forças com tantas mulheres que transformam suas ideias em realidade”, disse Giovanna Antonelli.
Políticas de apoio à mulher marcam painel de abertura da Caravana Sebrae Delas
Mediado pela diretora de Administração e Finanças do Sebrae no Maranhão, Edila Neves, o painel Políticas Públicas e a Jornada da Mulher Empreendedora, reuniu a DAF Nacional, Margarete Coelho; a empreendedora social e criadora do projeto Ela Faz, Livia Soares Viana, e a coordenadora-geral de Empreendedorismo do Ministério das Micro e Pequenas Empresas, Raquel Martins, também coordenadora de Empreendedorismo Socioprodutivo da pasta.
E, ainda, a delegada Kazumi Tanaka, coordenadora geral das Delegacias da Mulher, responsável por políticas de enfrentamento à violência contra a mulher; e a procuradora da Câmara Municipal de São Luís, vereadora Thay Evangelista, idealizadora de projetos como Somos Mara, Acelera Mermã e Empreende Mermã, de apoio à mulher.

Desse diálogo, surgiram apontamentos como a importância da ação coordenada e integração entre União, Estados, municípios, instituições e sociedade civil para fazer chegar às mulheres políticas fundamentais. E a necessidade de que as políticas sejam pensadas para além da empregabilidade e geração de rendas, mas envolvam questões como saúde mental da mulher, estrutura familiar e o próprio suporte à gestão empreendedora.
Entre destaques do painel, as falas da diretora Margarete Coelho, reforçando o papel do Sebrae como articulador de espaços de convergência e do quanto soluções a atuação do FAMPE são importantes. Segundo ela, o Sistema Sebrae internalizou questões como estas: “se a mulher precisa de capacitação, vamos dar; se precisa de aval, vamos avalizar; se precisa de nosso apoio, estamos presentes”.
Já a representante do Ministério das MPES falou sobre a estratégia “Elas Empreendem”, que tem parceria com o Ministério da Mulher e trabalha para impulsionar o empreendedorismo feminino. “Esta estratégia visa promover o desenvolvimento econômico e social, reconhecendo o papel fundamental do empreendedorismo feminino como motor de mudanças. Queremos prospectar e atender às necessidades das mulheres e temos o Sebrae como grande parceiro”, ressaltou.

A delegada Kazumi Tanaka reforçou as ações de combate à violência contra a mulher. Livia Viana, por sua vez, chamou a atenção para a necessidade de contemplar as várias dimensões da atuação feminina. E a vereadora Thay Evangelista, frisou a relevância da integração, comprometida com parcerias e ações futuras integradas.
Para a diretora do Sebrae Maranhão, Edila Neves, o painel cumpriu importante função, abrindo um debate maduro e amplo sobre a questão. Ela reiterou a atuação da instituição em nível estadual, citando a Caravana Delas como um momento importante para o empreendedorismo feminino, ressaltando que o Sebrae, que já é um grande parceiro, empreenderá todo esforço para continuar ampliando sua atuação e buscando a integração. “Somos e queremos ser esse grande parceiro, sem dúvida”, concluiu.

ExpoMEI 2025 – Promovida pela Unidade de Negócios do Sebrae em São Luís, a ExpoMEI conta com mais de 100 estandes de empreendedores formais e informais dos segmentos de comércio varejista, produtos artesanais, alimentos, serviços de beleza, confecção, inovação, economia rural e outros. O evento gratuito segue até o dia 17 de maio, no Multicenter Negócios e Eventos, integrando a programação nacional da Semana do Microempreendedor Individual.
A artesã e empreendedora de biojoias Lenilda Marques participa pela segunda vez da ExpoMEI. Para ela, a feira é uma valiosa oportunidade de impulsionar suas vendas e redes de contato. “Participar da ExpoMEI tem sido uma grande oportunidade pra mim. Estou conseguindo dar mais visibilidade à Mil Coisas da Lê, mostrar o diferencial das minhas peças e o valor que elas carregam. A feira também está me permitindo ter contato direto com o público, gerar vendas e abrir portas para boas propostas de negócio”, frisou.
A programação do evento também inclui palestras, paineis temáticos, oficinas práticas, consultorias e cursos rápidos. Além dos espaços de conhecimento como o SebraeLab e as salas de treinamento, o público contará com estrutura de apoio, incluindo ambiente multissensorial, Espaço Kids e atendimento gratuito em carretas móveis do CEMP e ELA FAZ.