ASN MA
Compartilhe

Empreendedorismo e maternidade: criando negócios com afeto

A maternidade inspira mulheres a transformar desafios familiares em oportunidades de negócio, fortalecendo laços e comunidades
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA
Compartilhe

Para muitas mulheres, a jornada da maternidade abre portas para o empreendedorismo, transformando desafios diários em oportunidades de negócio. Este tipo de empreendimento não apenas permite que as mães criem um equilíbrio mais saudável entre trabalho e vida familiar, mas também oferece uma maneira de canalizar suas paixões e habilidades para algo que beneficie tanto suas famílias quanto a comunidade.

Neste Dia das Mães, a história de Lizzyane Ramos e sua filha, Larissa Ramos, ilustra bem esse caminho. As empreendedoras estão por trás da Biscoitô, uma charmosa empresa de biscoitos artesanais que nasceu em meio ao isolamento da pandemia de 2020. Este negócio não apenas consolidou um vínculo familiar, mas também trouxe sabor e aconchego para a família Ramos e para muitos outros lares.

-

Lizzyane e Larissa, mãe e filha compartilham o sucesso da produção diária na Biscoitô

“A pandemia nos trouxe desafios, mas também a oportunidade de convivência intensa” conta Larissa, filha de Lizzyane que viu nesse período uma chance de estar mais próxima de sua família. “Antes, a correria do dia a dia nos impedia de passar mais tempo juntos”, conta Larissa, advogada por formação.

Sua mãe, uma apaixonada por confeitaria com cursos em diversos segmentos, se tornou a alma do projeto. Juntas, começaram a testar receitas, até que um biscoito amanteigado conquistou o paladar da família e, em seguida, dos vizinhos e amigos.

O que começou como uma distração durante o isolamento logo se mostrou uma promissora oportunidade de negócio. Lizzyane e Larissa começaram vendendo em uma feirinha local e, após 11 meses, expandiram para um quiosque. A demanda cresceu, e a variedade de sabores também, indo de dois para sete. Mas não parou por aí. “Após enfrentarmos dificuldades com o horário de funcionamento do quiosque, decidimos abrir uma cafeteria, que nos permitiu expandir ainda mais nossa produção e vendas”, explica Larissa.

O Sebrae não só ajudou a família Bastos a refinar seu modelo de negócio, mas também ofereceu suporte contínuo por meio de capacitações e diagnósticos, que permitiram o ajuste e a expansão do empreendimento, por meio do ALI Produtividade.

“Essa trajetória não teria sido possível sem o apoio crucial do Sebrae. A Instituição foi fundamental para estruturar o negócio nascente”, conta Larissa. “Quando me aproximei do Sebrae, eu realmente não sabia nada sobre administrar um negócio. Eles foram essenciais para organizar nossas ideias e planejar nossos passos”, relata Lizziane.

“A receita é trabalhar em família com carinho e afeto em cada detalhe”, comenta Lizzyane, mãe de Larissa.

Além do sucesso comercial, a Biscoitô tem um significado profundo para suas fundadoras. “Cada biscoito que olho me remete à minha infância e às memórias de minha mãe”, diz Larissa, emocionada. Para Lizzyane, trabalhar ao lado dos filhos é uma verdadeira verdadeira realização. “Espero que esses biscoitos continuem sendo uma lembrança de nosso amor e do que construímos juntos, mesmo quando eu não estiver mais aqui”, confidencia ela.

Apoio às empreendedoras — O Sebrae segue apoiando empreendedoras como Lizzyane e Larissa por todo o estado, com um foco especial no empoderamento feminino e no desenvolvimento de negócios liderados por mulheres. Ano passado, foram quase 234 mil delas que buscaram orientações para empreender nas Unidades de Atendimento. “No Maranhão, as mulheres foram o público que mais buscou o Sebrae no ano passado. Este ano, já realizamos feiras, encontros e capacitações direcionadas às mulheres de negócios em diversos municípios maranhenses, além de estimularmos redes de empreendedorismo feminino”, afirma Marina Lavareda, gerente da Unidade de Atendimento do Sebrae no Maranhão.

O Sebrae realiza ampla mobilização em favor do empreendedorismo feminino no Brasil. Por meio do programa Sebrae Delas atendeu quase 17 milhões de mulheres em todo o país nos últimos cinco anos. Este ano, o Sebrae lançou o curso Mulheres em Foco, trilha de conhecimentos para fortalecer habilidades socioemocionais e técnicas das empreendedoras brasileiras, com aulas online e gratuitas. Criou, ainda, cartilha com orientações para ajudar na identificação de casos de violência contra a mulher, com o intuito de promover a empatia no atendimento de mulheres que passam por essa situação.

  • Dia das Mães
  • Empreendedorismo
  • maternidade
  • Sebrae