ASN MA
Compartilhe

Empreendedores maranhenses ganham visibilidade nacional na Ruraltur 2025

Encontro em Imperatriz (MA) reúne lideranças e empreendedores para fortalecimento do segmento no território Tocantina
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

Empreendedores maranhenses apoiados pelo Sebrae participaram da 21ª edição da Ruraltur, maior feira de turismo rural do Brasil, realizada na última semana em Mucugê, na Chapada Diamantina (BA). Mais do que uma vitrine para os pequenos negócios, o evento proporcionou experiências em gastronomia, artesanato e experiências variadas, fortalecendo a economia local e reunindo empreendedores de todo o país.

O Maranhão esteve presente com representantes que levaram produtos, atrativos e iniciativas apoiadas pelo Sebrae. Para os empreendedores, a feira representou um marco na ampliação de contatos, aprendizado e novas oportunidades de mercado.

Pela primeira vez participando de um evento do setor, a Cachoeira Dunas do Ponte, de Riachão, foi representada por Ana Paula. Ela conta que o apoio do Sebrae tem sido fundamental para o crescimento do atrativo e que a participação na feira abriu novas possibilidades. “Boa parte do crescimento da Cachoeira Dunas do Ponte é graças ao trabalho do Sebrae. Esse apoio tem nos ajudado a alinhar e colocar em prática o nosso projeto. Participar da Ruraltur abriu portas, gerou parcerias e trouxe novas ideias que quero aplicar no nosso atrativo”, afirma.

De Riachão, a Cachoeira Dunas do Pontes mostra que existem ainda muitas lugares para se conhecer na Chapada (Sebrae/divulgação)

De Carolina, no coração da Chapada das Mesas, quem marcou presença foi Herli Agnes Torres, da Aldeia do Leão. Ela levou para a Bahia produtos da agricultura familiar produzidos por mulheres da comunidade e destacou o valor das trocas entre diferentes regiões. “Trouxemos na nossa bagagem produtos da agricultura familiar, produzidos por mulheres da nossa comunidade. Para a gente, é muito importante essa troca de experiência de Chapada para Chapada. Agradeço ao Sebrae pela oportunidade de trazer um pouco do que a Chapada das Mesas tem e levar também o que a Chapada Diamantina nos oferece”, completa.

Já de Paço do Lumiar, no Polo São Luís, o representante foi Givanildo Bulhão, proprietário da Chácara Pôr do Sol, onde cultiva cana-de-açúcar, mel e outras frutas. Ele ressalta que a RuralTur proporcionou visibilidade e importantes conexões para o fortalecimento do negócio. “Participar da Ruraltur foi uma oportunidade não só de ser visto, mas também de dialogar, fazer networking e encontrar caminhos para desenvolver melhor o meu produto”, conta.

Chapada das Mesas em evidência

A participação de empreendedores da Chapada das Mesas foi um dos pontos altos da presença maranhense na feira. Com paisagens únicas e uma crescente valorização de experiências comunitárias e rurais, a região vem se consolidando como um destino estratégico no turismo nacional.

Segundo Allana Diniz, gestora do Sebrae no Polo Chapada das Mesas, a atuação da instituição é decisiva nesse processo. “O Sebrae Balsas tem atuado junto aos empresários por meio do programa Agentes de Roteiros Turísticos, desenvolvendo roteiros, oferecendo capacitações e consultorias. Também valorizamos as tradições locais, fortalecemos o turismo sustentável e apoiamos a digitalização dos negócios. Essa presença na Ruraltur é reflexo desse esforço e coloca a Chapada em evidência”, destaca.

Produtos da agricultura familiar produzidos por mulheres da comunidade do Canto Grande em Carolina conquistaram a atenção (Sebrae/divulgação)

Integra Chapadas 2025 será em Carolina

Os aprendizados e conexões da Ruraltur 2025 se somam à preparação para o Maranhão sediar outro grande evento do setor. Entre os dias 20 e 22 de outubro, Carolina, no coração da Chapada das Mesas, sediará o Integra Chapadas 2025, um dos eventos nacionais mais importantes do setor.

Reunindo lideranças públicas, privadas, comunidades, ONGs e especialistas, o encontro vai discutir desenvolvimento territorial sustentável, promoção turística nacional e internacional, interligação de roteiros entre chapadas brasileiras e políticas públicas inovadoras.

A 1ª edição aconteceu em 2024, na Chapada Diamantina (BA). Agora, é a vez do Maranhão mostrar seu protagonismo em um evento que busca tornar as chapadas locais melhores para viver, empreender e visitar.

A Chapada das Mesas tem recebido do Sebrae uma série de ações para dar das visibilidade ao destino (Sebrae/divulgação)
  • chapada das mesas
  • Empreendedorismo
  • Ruraltur 2025
  • Sebrae
  • Turismo Rural