Com olhares atentos, trocas sinceras e uma atmosfera de apoio mútuo, mulheres empreendedoras de Santa Inês e região participaram, na última quinta-feira (17), de uma Roda de Diálogos promovida pelo Sebrae, como parte da “Trilha Mulheres em Ação: liderança feminina em movimento”, realizado pela primeira vez no município. O encontro marcou o encerramento da primeira etapa do projeto, que teve início no dia 14 de julho com a palestra “O Poder da liderança feminina: Inteligência comportamental na prática”.
Diagnóstico e ação
A trilha nasceu de um diagnóstico conduzido em todo o estado do Maranhão, por meio de um processo de escuta ativa e qualificada. As principais preocupações identificadas entre as mulheres foram a necessidade de autoconhecimento, a compreensão de suas forças e limitações e o desenvolvimento de competências para uma liderança mais eficaz e autêntica.
Segundo Elayne Tinoco, analista do Sebrae e gestora de empreendedorismo feminino da Unidade de Negócios do Sebrae de Santa Inês, a iniciativa visa fomentar o crescimento pessoal e profissional das participantes.
“O Sebrae, como instituição que objetiva promover e desenvolver habilidades empreendedoras nas pessoas, resolveu realizar essa trilha com o objetivo de desenvolver o comportamento de liderança nas mulheres, não só de Santa Inês como de toda a região. O que se espera é que cada uma delas consiga crescer, voar cada vez mais alto se desenvolvendo econômica e socialmente”, destacou Elayne.

DISC e World Café: ferramentas para o crescimento através do autoconhecimento
Durante a Roda de Conversa, as empreendedoras refletiram sobre seus perfis comportamentais com base na metodologia DISC — ferramenta que analisa quatro estilos de comportamento: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. Além da análise, as mulheres compartilharam vivências, criaram seus próprios mapas de conexão e identificaram como seus comportamentos impactam na tomada de decisões, na sua liderança e na maneira como são percebidas em seus negócios. A metodologia World Café também foi aplicada, promovendo um ambiente acolhedor e propício ao diálogo construtivo.
Suzelke Prazeres, presidente do Conselho da Mulher de Santa Inês, disse que é fundamental estar em constante evolução principalmente no que diz respeito ao fortalecimento da liderança feminina. “Como liderança feminina, preciso estar sempre me aperfeiçoando para estar preparada para os desafios de liderar essas mulheres”, afirmou.
O que elas dizem sobre o evento – As participantes destacaram a importância da trilha para sua evolução pessoal e profissional.
“Eu estou gostando muito de participar dessa trilha, está despertando um entusiasmo em empreender e o que quero é despertar comportamentos cada vez melhores, que contribuam para o meu fortalecimento como líder e mulher de negócios”, comentou Janielly Resende, empreendedora de Santa Inês.
“Com a trilha eu consegui identificar o poder de liderança que existe em mim, assim como o poder de liderar mulheres e potencializar o meu lado profissional,”, acrescentou Cleciara Ferreira, empreendedora de Alto Alegre do Maranhão.
“Eu decidi fazer a trilha por querer me conhecer melhor e a facilitadora que está conosco está me ajudando muito nessa descoberta, para fortalecer meus pontos positivos, desenvolver novas competências e ultrapassar desafios”, afirmou Claudia Belfort, também empreendedora de Santa Inês.
Próximos passos de uma ação transformadora
A segunda etapa da trilha já tem data marcada, de 29 de julho e 1º de agosto, será realizado o Módulo II – “Workshops Vivenciais: Imersão Transformadora”, com dinâmicas práticas e aprofundamento dos temas ligados à liderança feminina. Cada empreendedora, com base em sua análise individual, poderá construir estratégias personalizadas para fortalecer sua jornada empreendedora.
Com a Trilha de Mulheres, o Sebrae dá voz, ferramentas e espaço para que elas ocupem posições de liderança com segurança, conhecimento e autenticidade.
