ASN MA
Compartilhe

Empreendedoras de Mirador se unem para enfrentar desafios em seus negócios

Programa Delas, desenvolvido pelo Sebrae, realiza pesquisa para descobrir os desafios e iniciativas enfrentadas pelas empreendedoras do Maranhão.
Por Assessoria de comunicação e eventos
ASN MA
Compartilhe

As dificuldades enfrentadas pelas empreendedoras da cidade de Mirador, localizada no interior do Maranhão, são variadas e desafiadoras, impactando diretamente as atividades e o crescimento dos negócios. Entre os principais obstáculos apontados pelas mulheres líderes de empreendimentos, estão a escassez de fornecedores, dificuldade em acessar linhas de crédito, falta de apoio de outras mulheres, problemas na precificação dos produtos e a necessidade de uma consultoria individualizada para direcionar o negócio na escalada do crescimento.

Para melhor ajudar essas mulheres, foi promovido um bate-papo com as empreendedoras locais como parte do programa Delas, no dia 17, no auditório da Secretaria de Educação. Esse encontro visou discutir estratégias, compartilhar experiências e esclarecer dúvidas sobre gestão de negócios, evidenciando a importância da capacitação contínua. O encontro foi concluído com a entrega de certificados referentes às oficinas e cursos de empreendedorismo realizados, simbolizando um marco significativo na trajetória dessas mulheres determinadas.

A superação desses desafios também envolve uma atitude bastante proativa das empreendedoras de Mirador. Entre as ações planejadas por elas, o destaque é a criação de uma associação de mulheres, destinada a fortalecer a rede de apoio mútuo e estimular o empreendedorismo coletivo. Além disso, o grupo buscou apoio do Sebrae Maranhão, que se prontificou a conduzir atividades que promoverão capacitação e orientação para suas iniciativas.

“Além de todos esses problemas, o que ainda atrapalha muito é a falta de empatia. Precisamos nos unir, acolher uma a outra e fazer com que Mirador seja conhecida em todo estado. Sei da capacidade das empreendedoras daqui, do trabalho belíssimo que fazem, mas precisamos nos unir e fazer com que as coisas realmente aconteçam”, explicou a empresária Catherine Araújo Teixeira, proprietária de uma açaiteria em Mirador.

Pesquisa

A iniciativa irá abordar mulheres de 12 cidades do Maranhão. “Além de Mirador, outras 11 cidades terão esse bate papo para melhor conhecer as dificuldades e ajudar a solucionar seus problemas. Nosso objetivo é conhecer melhor os motivos que refletem a determinação dessas empreendedoras para enfrentar as adversidades e buscar soluções colaborativas para fortalecer seus empreendimentos”, explicou a coordenadora do Núcleo de Atendimento Empresarial de Colinas, Ana Carla Coelho.

Em Mirador, a parceria com o Sebrae e a formação da associação de mulheres, demonstram que, apesar dos desafios, há um movimento crescente de empoderamento feminino no cenário empreendedor local, essencial para o desenvolvimento econômico sustentável da região.

  • Empreendedorismo; Núcleos Empresariais; Empreender; Sebrae; Sebrae Delas; Empreendedorismo Feminino
  • mulheres empreendedoras