ASN MA
Compartilhe

Em Santa Inês, Sebrae promove diálogo com comunidade LGBTQIAPN+ para estimular o empreendedorismo inclusivo

Encontro discute a realização da 1ª Feira Empreendedora LGBTQIAPN+ da cidade
Por Assessoria de Comunicação (ASCOM)
ASN MA
Compartilhe

Com o objetivo de ampliar oportunidades e garantir visibilidade e inclusão para a comunidade LGBTQIAPN+, o Sebrae realizou em Santa Inês um encontro com representantes da Defensoria Pública de Santa Inês, da “ONG Unidos pelo Vale LGBT” e empreendedores locais. A ação faz parte de uma iniciativa que busca fomentar o empreendedorismo como ferramenta de emancipação econômica e fortalecimento da autoestima de grupos historicamente marginalizados.

“O objetivo da realização da reunião foi o planejamento da 1ª Feira Empreendedora a ser realizada pela ONG Unidos pelo Vale LGBT, em parceria com a defensoria pública, com o apoio do SEBRAE, e o fortalecimento das ações de inclusão, fomento a cultura da cooperação e empreendedorismo com reflexos positivo na geração de ocupação e renda”, explica Adalberto Fraga, gerente da Unidade Regional do Sebrae em Santa Inês.

O espaço foi aberto ao diálogo, à escuta e à construção coletiva de propostas, com vista à valorização e promoção de oportunidades de trabalho para a comunidade.

“Acredito que é uma possibilidade de visibilidade maior para nós que somos da comunidade. Uma forma de mostrar o que sabemos fazer, nosso serviço, e de dizer também que nós somos empoderados e que estamos sim inclusos no mercado de trabalho”, explica o empreendedor Arthur Veríssimo.

Participantes celebram o compromisso conjunto por mais oportunidades e respeito à diversidade (Sebrae/Divulgação)

Durante a reunião, o Defensor Público de Santa Inês, João Victor Gonçalves, reforçou o papel da Defensoria como aliada estratégica na luta por igualdade de direitos: “A defensoria pública atua principalmente na proteção da população hipossuficiente, vulnerável e dentro dessa população se enquadra a população LGBTQIAPN+. A Defensoria Pública entra como uma parceria do Sebrae para a garantia do direito dessa população, então, essa reunião foi para debater ideias e a possível realização de uma feira. E a gente agradece ao Sebrae tanto pela disponibilização do espaço, quanto pela parceria para ofertas de assistência, atendimento, orientação para essa população”, reforça o Defensor público.

O empreendedor e membro da ONG Unidos pelo Vale LGBT, Yardson Robert, acredita no sucesso da parceria entre Sebrae e Defensoria Pública: “eu já fiz parte da família Sebrae e já conheço o trabalho deles. Sei que eles querem ouvir a gente. E agora, com o apoio da Defensoria, eu vejo que não precisamos mais ter medo de buscar nossos direitos. Então, essa oportunidade de qualificação, a gente tem que agarrar e aproveitar”, destaca.

A Presidente da ONG, Eriveth Teixeira, destacou a importância desse momento: “É um momento de trazer visibilidade, reconhecimento e oportunidade para as pessoas LGBts. A realização da feira vai permitir que os empreendedores exponham seus trabalhos para a sociedade, mostram o que fazem, e a partir daí, começar o diálogo comercial, a parte de vender os produtos, então, estamos com muitas expectativas”, afirma a presidente.

  • #culturaempreendedora
  • Empreendedorismo
  • Oportunidades
  • Sebrae
  • UN Santa Inês