ASN MA
Compartilhe

Em Pinheiro (MA), inteligência de dados impulsiona empreendedorismo e ajuda empresário na gestão do negócio

Através de painéis interativos, estudos e dados consolidados, os empresários ganham uma visão clara para investir com mais segurança e estratégia.
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

Tomar decisões mais assertivas e objetivas, melhorar o monitoramento e o desempenho da empresa, conhecer melhor o mercado, identificar com mais facilidade as oportunidades de crescimento e atuar preventivamente para se antecipar aos riscos, além de otimizar a eficiência operacional da empresa. Todas essas são vantagens para o empreendedor da chamada gestão baseada em dados, um caminho inteligente e eficaz para o gerenciamento de um negócio nos tempos atuais.

Nessa perspectiva, a Unidade de Inteligência de Dados (UID) do Sebrae no Maranhão tem sido uma verdadeira aliada dos empreendedores que desejam empreender com segurança e estratégia. Atuando como um verdadeiro “radar” de mercado, a UID transforma dados brutos em conhecimento acessível e relevante para quem deseja investir de forma assertiva.

Ciente disso, o empresário Isaval Diniz procurou o Sebrae em Pinheiro na última semana, buscando conhecimento antes de abrir um novo negócio.

“Antes de abrir um negócio, acho importante a gente conhecer o ambiente em que desejamos entrar. Por isso, procurei o Sebrae em Pinheiro para saber, por exemplo, sobre o mercado da Baixada, informações sobre a população, quantidade de empresas registradas em Pinheiro e adjacências, as principais atividades, entre outros dados sobre o perfil econômico da região”, afirma o empresário.

A Unidade de Inteligência de Dados do Sebrae Maranhão coleta, organiza e analisa dados de fontes confiáveis como Receita Federal, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), juntas comerciais, plataformas digitais e pesquisas próprias. Esse material é transformado em estudos de mercado, boletins informativos e painéis interativos que fornecem aos empreendedores e colaboradores Sebrae, informações relevantes sobre o cenário local, regional e setorial.

Atuação – Para atender empreendedores com esse tipo de necessidade ligada à coleta e análise de dados úteis no dia, o Sebrae no Maranhão criou, há pouco mais de dois anos, a Unidade de Inteligência de Dados. Entre produtos gerados pela Unidade para apoio ao empreendedor, aos técnicos e dirigentes da própria instituição e de parceiros, a UID mantém atualizados regularmente os índices de densidade empresarial, entre outros, que revelam o perfil econômico de territórios, análises setoriais e de setores promissores, áreas saturadas e até mesmo sugestões de bairros com maior potencial para abertura de empresas.

André Luís Santos, gerente da UID, apresenta informações importantes sobre o mercado da Baixada (Sebrae/Divulgação)

E, além disso, a Unidade produz estudos de mercado personalizados, que mostram dados sobre consumo, concorrência, tendências específicas de um setor ou território; Boletins e dashboards interativos, com informações atualizadas sobre abertura de empresas, geração de empregos e atendimentos e Análises por Território, que ajudam municípios e regiões a fomentar o desenvolvimento econômico com base em um planejamento embasado por dados reais.

“De posse desses dados, gestores e empresários conseguem visualizar a taxa de sobrevivência das empresas por setor e região, entender a dinâmica econômica local e até definir se é melhor investir em um modelo tradicional, digital ou híbrido de negócio”, explicou o gerente da Unidade de Inteligência de Dados – UID, André Luís Santos.

Esse trabalho inclui dados de fontes primárias e secundárias. “Temos dados consolidados do IBGE, da Receita Federal, com a quantidade de empresas por CNAE e até da localização desses negócios. Nossos sistemas mostram os melhores locais, indicando bairros e ruas com menos concorrência. Isso é essencial para o empresário não entrar em um mercado saturado e correr o risco de fechar logo após abrir. São questões pontuais que o Sebrae ajuda a resolver”, explica o gerente.

Conhecimento acessível – Com os estudos e painéis disponíveis, o futuro empresário ou aqueles que já tem um negócio, como Isaval Diniz, e desejam prospectar oportunidades no mercado, podem entender se a ideia é viável, quais desafios poderão enfrentar, o perfil e tendências de consumo do público-alvo e identificar onde há mais espaço para crescimento.

“Eu já conhecia o trabalho do Sebrae; já participei de algumas ações. O Sebrae é na verdade um aliado de quem deseja empreender com segurança e estratégias, como eu. Estou satisfeito com o atendimento que recebi, pois saí com minhas dúvidas sanadas”, garante o empresário Isaval Diniz.

Essa base de dados detalhada também reduz os riscos e aumenta as chances de sucesso no negócio, na opinião da gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Pinheiro, Rosa Amélia Borges.

“O atendimento através de painéis com índices de densidade empresarial da região e do município, possibilitou ao empresário conhecer o perfil dos empreendedores e também ajudará na formulação de estratégias para a tomada de decisão. Esperamos que, cada vez mais, os empresários procurem o Sebrae para conhecer as ferramentas que dispomos, e assim, eles possam tomar decisões embasadas em dados, com mais segurança”, destaca a gerente.

Para acessar as informações de mercado, os empreendedores podem buscar as Unidades de Negócios do Sebrae em todo o Maranhão. Em Pinheiro, a Unidade de Negócios do Sebrae está localizada na Rua Maria Pinheiro Paiva, antigo Aeroporto, das 8h às 12, e das 14 às 18h. O número de contato é: (98) 99191-9302.

  • #Inteligência de Dados
  • dados
  • Empreendedorismo
  • Gestão de Negócios
  • Gestão Inovadora
  • Sebrae Maranhão
  • UDI
  • UNPinheiro