O empreendedorismo feminino tem ganhado força no sul do Maranhão e, Açailândia, tem sido um dos principais pontos desse movimento. Segundo dados do Sebrae, mais de 400 mulheres foram impactadas por ações do programa Sebrae Delas em 2024, somente na regional do município, onde há quatro núcleos de mulheres empreendedoras ativos. Um deles já formalizado como associação. Esse cenário evidencia o avanço da participação feminina nos negócios locais e o crescente interesse por capacitação e fortalecimento dos empreendimentos liderados por mulheres.
Foi com esse objetivo que o Talk Show Mulheres Empreendedoras reuniu empresárias da região durante a programação da 5ª Semana Empresarial de Açailândia. Promovido pelo Sebrae Delas e pelo Conselho da Mulher Empresária de Açailândia, o encontro contou com roda de conversa, palestra e momentos de integração entre mulheres que buscam se destacar no mercado por meio do conhecimento e da troca de experiências.
A gerente de atendimento do Sebrae Maranhão, Marina Lavareda, explica que o espaço voltado às mulheres dentro da Semana Empresarial acontece há três edições e se consolida como um dos mais esperados da programação. “A gente entende que o fortalecimento da mulher empreendedora não passa só por gestão, mas por aspectos socioemocionais que a encorajam a ser protagonista do próprio negócio e da própria vida”, afirmou.
Cada mulher presente no Talk das Mulheres carrega uma trajetória de esforço e superação. Entre elas, Ely Cerqueira, confeiteira de Buriticupu, que participou da plateia e se identificou com as histórias compartilhadas no palco. Dona de um pequeno negócio de bolos e doces, ela encontrou no Sebrae Delas um caminho para repensar a forma como conduzia sua empresa. “Antes, a gente vendia só presencial. Hoje, com as redes sociais, alcançamos muito mais pessoas. Participei do evento com objetivo de buscar algo que ainda não tinha, ampliar minha visão e crescer”, contou Ely, que participa do programa e se reinventou com a digitalização dos serviços.
A confeiteira Sarah Costa, de Cidelândia, também estava entre as participantes do talk. Ela começou a empreender ainda no ensino médio, vendendo trufas, e hoje administra uma doceria física no município. Um dos destaques do seu cardápio é o “morango do amor”, com mais de 40 unidades vendidas por dia. “A consultoria com o Sebrae Delas mudou tudo no meu negócio, principalmente no financeiro. Participo das capacitações e levo tudo isso de volta pra aplicar no meu ponto”, contou.
Rede de apoio e inspiração coletiva impulsionam resultados
O Talk contou com uma roda de conversa e com a palestra da maranhense Andréia Lima, CEO da Insight Sales Consultoria, residente em São Paulo e única mulher do Maranhão certificada na metodologia internacional Receita Previsível de vendas. Andréia compartilhou sua trajetória de superação e crescimento, desde quando vendia bijuterias aos 20 anos para comprar a própria casa, até se tornar referência nacional em estratégias de vendas.
“Venda sempre mudou a minha vida. Hoje, consigo empregar outras mulheres e transformar negócios com base em estratégias simples e acessíveis. Meu objetivo aqui foi inspirar, mostrar que é possível e apresentar tecnologias gratuitas para aumentar o faturamento”, afirmou a consultora.
A analista do Sebrae e gestora do Sebrae Delas em Açailândia, Sara Cristina Rocha, destacou o impacto direto do programa na região. “Somente este ano, realizamos mais de mil atendimentos com foco em mulheres. O Sebrae Delas é mais do que capacitação, é rede de apoio, de estímulo, de empoderamento. Esses espaços como o Talk servem para criar conexões genuínas entre mulheres que enfrentam desafios parecidos”, concluiu.