Discutir a educação empreendedora e as diferentes formas de trabalhar o ensino em sala de aula. Esse foi o propósito do Fórum dos Professores, uma ação realizada pelo Sebrae em Chapadinha, no dia 20 de setembro. Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Fórum celebrou também o marco dos 10 anos do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE).
Cerca de 70 profissionais da educação de municípios do entorno atendidos pelo Sebrae participaram da ação, que contou com uma programação de palestra e case de sucesso. No bate-papo com cases de sucesso de Chapadinha, diretores de escolas municipais conversaram sobre o “ALI Educação – as melhorias educacionais”, e as propostas educacionais que têm sido aplicadas em sala de aula por meio do atendimento do programa, que é promovido pelo Sebrae.
“Há uma década o Sebrae tem desenvolvido ações de educação empreendedora, porque entende que o empreendedorismo não está ligado apenas a abrir um negócio, mas a comportamentos. Nos fóruns mostramos como esse assunto tem sido desenvolvido em centenas de escolas do nosso estado e que realmente comprovam que a educação empreendedora é um diferencial no processo de ensino-aprendizagem”, explicou a coordenadora de Educação Empreendedora do Sebrae Maranhão, Mayna Braga.
Na palestra “Pensar fora Caixa”, Leandro Vidal, falou sobre os rumos da educação e como a inovação e novas tecnologias têm influenciado no modelo de educação tradicional. Ele desafiou ainda os educadores a pensar e aplicar novas formas de ensino, onde é possível envolver e ensinar os alunos de forma criativa e eficaz, buscando por metodologias ativas que farão a diferença em sala de aula.