Escolas públicas de Caxias e Timon, na Região dos Cocais, estão sendo estimuladas a fortalecer a educação empreendedora como instrumento de transformação em sala de aula. O Sebrae está aplicando, desde outubro de 2022, o programa ALI – Educação Empreendedora, em 15 escolas dos municípios, estimulando o processo de inovação, numa parceria com as prefeituras municipais de cada cidade, por meio das secretarias municipais de Educação.
Em Caxias, o ALI está sendo desenvolvido em sete escolas e na semana passada houve a capacitação de encerramento do primeiro ciclo do programa, com oficinas voltadas para o tema “Novas Metodologias Educacionais Ativas e Inovação”. O ALI tem sido um sucesso em nossa região, com participação ativa dos professores, mostrando a importância de discutir o tema do empreendedorismo com os alunos. Encerramos o primeiro ciclo e já temos grandes expectativas quanto a aplicação das metodologias em sala de aula”, destacou a gestora de projetos do Sebrae Maranhão, Flávia Albuquerque.

Mais de 100 professores participaram da capacitação.
A coordenadora pedagógica da escola Guiomar Assunção, Antônia Thelma, destacou a importância da parceria do Sebrae para desenvolver novas metodologias em sala de aula. “ As metodologias ativas trazem muitas inovações e melhoram o trabalho dos professores. As diferentes abordagens contribuem para que nossos alunos permaneçam e tenham prazer em estar na escola”, ressaltou a professora.

Mais sobre o ALI
As instituições atendidas pelo ALI Educação Empreendedora são acompanhadas por um Agente Local de Inovação, que dá o apoio e direciona as ações, de acordo com a demanda das escolas. O objetivo do programa é capacitar professores e estudantes para desenvolver competências empreendedoras, o potencial criativo, percepção e exploração de oportunidades.
As ações do programa ALI Educação Empreendedora em Caxias estão previstas para serem executadas nas escolas até julho de 2024. No município o ALI está sendo desenvolvido nas escolas José Castro, Paulo Freire, Arlindo Fernandes, Antenor Viana Junior, Leôncio Alves, Zeferino Borges e Guiomar Assunção, envolvendo mais de 180 professores.
-
-

