ASN MA
Compartilhe

Educação Empreendedora e Climática mobiliza professores em Pinheiro (MA)

Evento promovido pelo Sebrae e Prefeitura reúne educadores da região para debater práticas sustentáveis em sala de aula
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

Na última quinta-feira, 30, o auditório do IEMA de Pinheiro sediou um importante debate sobre o futuro da educação e do planeta. O Encontro Regional de Educação Empreendedora e Climática, promovido pelo Sebrae Maranhão em parceria com a Prefeitura de Pinheiro (MA), reuniu 84 professores da cidade e de municípios vizinhos para discutir como unir empreendedorismo e sustentabilidade dentro das escolas.

Com o tema “Educação Empreendedora e Climática: Capacitando Multiplicadores”, o evento teve como objetivo principal inspirar os educadores a atuarem como agentes de mudança, levando o tema da sustentabilidade para todas as disciplinas contribuindo para a formação de novas gerações mais conscientes e proativas.

Professores refletem sobre como inserir a sustentabilidade no dia a dia escolar.

Segundo Rosa Amélia Borges, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Pinheiro, o encontro representa mais do que um momento de capacitação.

“O Sebrae promove hoje esse grande encontro com educadores, fortalecendo vínculos com os seus educandos para desenvolverem propósitos de uma educação comprometida com a inclusão de boas práticas empreendedoras e climáticas, levando os professores de Pinheiro e região a refletir sobre a sustentabilidade de ter esse novo olhar de educar para o futuro de gerações bem sucedidas. O Sebrae está semeando no presente para colher no futuro,” pontuou a gerente.

O evento contou com a participação do palestrante Leandro Vidal, que abordou práticas e metodologias para integrar o empreendedorismo sustentável ao cotidiano escolar. Para o secretário municipal de Educação, José Arlindo, a parceria entre Sebrae e Prefeitura é essencial para fortalecer essa nova abordagem.

“Hoje tive a felicidade de participar desse evento, com um excelente palestrante, o Leandro Vidal. Tenho certeza de que todos os que estiveram aqui saem como multiplicadores. Vamos juntos construir uma educação transformadora,” afirmou José Arlindo.

Leandro Vidal inspira os educadores a integrar a sustentabilidade em todas as disciplinas.

Entre os participantes, o sentimento foi de entusiasmo e reflexão. A professora Iranylda Silva Lima Fonseca destacou a relevância do tema e a necessidade da transversalidade nas práticas pedagógicas.

“Esse é um tema de muita importância e foi o momento de refletir sobre o que queremos para o nosso planeta. Temos que trabalhar isso em todas as disciplinas, transformando o pensamento dos alunos para agir, porque do jeito que está, com a crise climática e o aquecimento global, que futuro as próximas gerações terão?, disse Iranylda.

A coordenadora pedagógica Luciene Raquel, da rede municipal de São Vicente de Ferrer, também ressaltou a aplicabilidade das ideias apresentadas. “Achei interessante quando ele mostrou que a gente pode utilizar esse tema dentro dos outros componentes, sem precisar adicionar e sim conectar. Nosso futuro depende do que estamos desenvolvendo hoje,” contou a educadora.

O Encontro Regional de Educação Empreendedora e Climática faz parte de uma série de ações do Sebrae no Maranhão voltadas para fortalecer a educação empreendedora e sustentável. A proposta é formar professores multiplicadores, capazes de conectar teoria e prática em sala de aula, estimulando o protagonismo dos estudantes e a criação de soluções inovadoras para os desafios ambientais locais.

Em tempos de mudanças climáticas e transformações sociais, o evento reforçou uma mensagem essencial: a escola é o ponto de partida para um futuro mais sustentável.

O Encontro foi descontraído, professores se divertiram com metodologia da palestra
  • Educação Empreendedora e Climática
  • Empreendedorismo
  • sebraema
  • UN Pinheiro