ASN MA
Compartilhe

Educação Empreendedora e Climática em pauta de encontro promovido pelo Sebrae em Balsas (MA)

Professores das cidades maranhenses de Balsas e São Pedro dos Crentes participaram da programação que destaca novas abordagens para sala de aula e experiências bem-sucedidas nas escolas.
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

O Sebrae Maranhão realizou, nesta quinta-feira (2), o Encontro Estadual de Educação Empreendedora, reunindo educadores, gestores escolares e parceiros da educação dos municípios de Balsas e São Pedro dos Crentes. O evento, sediado em Balsas, teve como tema “Educação Empreendedora e Climática: capacitando multiplicadores”, e promoveu um espaço de reflexão, troca de experiências e apresentação de boas práticas já desenvolvidas nas escolas da região.

O objetivo é capacitar e inspirar professores, fortalecendo o protagonismo dos educadores como multiplicadores de metodologias inovadoras que unem o empreendedorismo à consciência climática. O encontro acontece em todas as 12 unidades do Sebrae e a proposta é aproximar o encontro das realidades locais, ampliando a integração, a troca de experiências e o fortalecimento do ecossistema de educação empreendedora em todo o Maranhão.

O tema escolhido devido a urgência em se pensar soluções e reavaliar condutas para incentivar o desenvolvimento sustentável. A Educação Climática é um processo de aprendizagem que capacita crianças, jovens e adultos a compreenderem os impactos sociais, ambientais e econômicos das mudanças climáticas. A proposta é estimular atitudes responsáveis, a criação de soluções inovadoras e o engajamento cidadão, reforçando o papel dos professores em integrar essas questões ao currículo escolar.

Iniciativa destaca a importância de preparar professores para desafios empreendedores e ambientais. (Sebrae/Divulgação).

O palestrante Leandro Vidal reforçou, em sua fala, que a escola tem papel decisivo na formação das habilidades que acompanharão os jovens ao longo da vida: “habilidades que se desenvolvem dentro da escola, não importa onde eles estiverem, eles vão colocar em prática. Não importa o setor, não importa o mercado, não importa a produção, eles vão conhecer isso. As habilidades ficam. Conhecimento técnico depende da área que a gente perde”, ressaltou.

Experiências de sucessos – Após a palestra magna, foi realizado um painel local de experiências, no qual professores e escolas apresentaram iniciativas de destaque. O primeiro, em São Pedro dos Crentes, destacou a implementação do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP), que está no segundo ano de execução e já beneficia mais de 400 estudantes.

Para o professor Jeilson da Silva Lima, a experiência tem transformado a realidade escolar do município. “Mais de 400 estudantes já participaram, e a comunidade abraçou a proposta. Realizamos feiras, oficinas e atividades mão na massa, em que os alunos aprendem desde educação financeira até a gestão de pequenos negócios. O mais importante é ver que nossas crianças e jovens estão desenvolvendo uma mentalidade empreendedora desde cedo, conectando o aprendizado da sala de aula com a realidade do dia a dia”, ressalta.

Projetos de empreendedorismo, robótica e inovação ganharam destaque no painel de cases. (Sebrae/Divulgação).

Já em Balsas, a Escola Padre Ângelo apresentou o projeto de robótica, que integra ciência, tecnologia e inovação em sala de aula. O professor Efraim Costa Pereira, coordenador da iniciativa, destacou como o trabalho tem engajado estudantes em novos processos de aprendizagem. “A robótica surgiu como uma oportunidade de dar voz e espaço a alunos que não se destacavam nos métodos tradicionais. Em poucos dias conseguimos montar um robô seguidor de linha, fruto do empenho de uma equipe engajada. Mais do que tecnologia, o projeto desenvolve competências, trabalho em equipe e mostra que, mesmo com poucos recursos, podemos alcançar resultados científicos e inovadores”, reforça o professor.

Para o Sebrae, a realização do Encontro Estadual da Educação Empreendedora fortalece o movimento de transformação educacional no Maranhão. “A educação empreendedora e climática é uma prioridade para o Sebrae porque forma cidadãos mais preparados para enfrentar os desafios do presente e do futuro. Quando o professor adota metodologias ativas e integra temas como sustentabilidade, inovação e empreendedorismo à sala de aula, ele amplia as perspectivas dos estudantes e contribui para o desenvolvimento das comunidades. Nosso papel é apoiar e multiplicar essas práticas em todo o Maranhão”, concluiu Hiago Aravena, analista do Sebrae em Balsas.

-

-

  • Educação Climática
  • Educação Empreendedora
  • Empreendedorismo
  • Inovação
  • Mentalidade Empreendedora
  • Metodologias Inovadoras
  • Protagonismo
  • Sebrae
  • Sebrae Maranhão
  • sustentabilidade
  • Transformação Educacional