ASN MA Atualização
Compartilhe

Dona Roxa: um legado de força, superação e empreendedorismo como inspiração neste dia das Mães

Assim como na vida de Eurides, o Sebrae tem sido um parceiro transformador, trazendo apoio para impulsionar sonhos de muitas mães Maranhão afora.
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA Atualização
Compartilhe

Neste Dia das Mães, além de celebrar a vida daquelas que nos trouxeram ao mundo, conhecer a trajetória e como muitas delas conciliam a maternidade e com a sobrevivência tem algo de inspirador.

Mas, o que a trajetória de mulheres, mães como Eurides Marques, popularmente conhecida como Roxa, agricultora do município de Mirinzal desde a adolescência, pode nos ensinar sobre força e resiliência? Só conhecendo o caminho das pedras trilhado pela empreendedora para entender como se encaixam essas e outras variáveis em uma trajetória completamente transformada pelo empreendedorismo, que tem no Sebrae um grande parceiro.

Há 24 anos, Eurides, carinhosamente chamada pelos amigos de Roxinha, encara a luta de fazer da agricultura um meio de vida e instrumento de transformação de sua própria realidade, construiu um negócio de sucesso, em uma jornada marcada pela dureza, mas também por sorrisos fartos e uma imensa alegria de viver e na consciência de seu papel como cidadã. Uma jornada inspiradora, que nos ensina sobre o poder da perseverança, sobre a força de quem sonha com o futuro. E sobre a motivação que, nos filhos, faz toda a luta ganhar sentido. “Minhas filhas Dacilene, Elaine e Leda foram a principal razão para tanto esforço no intuito de melhorar suas vidas. Meu sonho era conquistar independência financeira e dar a elas um futuro melhor”, relembra Eurides.

A trajetória não foi fácil e Roxa fala disso com orgulho. “Passei por muitos apertos, tive que assumir a chefia da família muito cedo, mas consegui conquistar a tão sonhada independência financeira, criando minhas filhas para um mundo de novos horizontes”, frisa ela.

O início de tudo!

Antes de se tornar a empreendedora que é hoje, Dona Roxa enfrentou as dificuldades da vida no campo, sem dinheiro, buscando alternativas para sustentar as filhas. A terra era fonte de renda e de sonhos. Mas o trabalho árduo e a falta de conhecimento e recursos, limitavam as oportunidades. É aí que entra a participação do Sebrae, duas décadas atrás, quando a empreendedora ainda trabalhava na roça de toco.

“Antes de conhecer o trabalho do Sebrae, eu já tinha fruteiras. Nos anos 2000, eu era apenas esposa e mãe. Minha vida era trabalhar de manhã para comer de noite, mas eu tive a sorte de conhecer o Sebrae e depois disso minha vida mudou. De mulher sem renda alguma, totalmente dependente, para uma mulher independente, chefe de família, gestora do próprio negócio foi um passo que jamais imaginei ser possível”, disse a agricultora.

Essa época coincide com a militância no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mirinzal, onde Roxa exercia uma liderança centrada na capacidade de sorrir e acolher, sem deixar de ser firme na luta pela valorização da agricultura.

Açude preparado para receber a próxima leva de pescado, uma das linhas de produção da família de Roxa.

Hoje, ela trabalha com hortaliças e frutas (acerola, cacau, cupuaçu, goiaba, graviola, juçara, maracujá e o murici), das quais extrai a polpa para venda. Atua também com a criação de aves, peixes, porcos e algumas cabeças de gado, tudo devidamente estruturado, visando eficiência na produtividade e usando a tecnologia como aliada. Na criação de aves, por exemplo, ela tem uma incubadora para diminuir as perdas na hora da reprodução.

Eurides Marques trabalha com multiculturas, todas comercializadas no município de Mirinzal e entorno

A fórmula para o sucesso: é continuar aprendendo para fazer a diferença!

Hoje, Roxa participa de uma cooperativa que fornece alimentação escolar para o município de Mirinzal e também abastece com polpas e hortaliças empreendimentos como hotéis e restaurantes de Mirinzal, Cedral e Porto Rico. Com a ajuda de soluções do Sebrae, como o Negócio Certo Rural (NCR), ALI Rural e o Inova Agro, passando pelas consultorias e cursos de gestão financeira, Roxinha empreende, aplicando tudo o que tem aprendido para ver o negócio prosperar sempre. Na vida da empreendedora, que afirma ter usado cerca de 95% de tudo o que foi oferecido em conhecimento. “Junto com a determinação, essa é a fórmula do sucesso”, conta ela.

“Hoje, tenho uma minha vida estável e mais tranquila. E penso que hoje eu tenho de onde tirar o meu sustento. Tenho como ajudar as minhas filhas; uma delas ainda faz faculdade no Rio de Janeiro, mas todas me orgulham. Hoje eu sou empresária, me vejo como uma mulher independente, que colabora para o desenvolvimento econômico do meu município. Hoje eu estou realizada…, sim, a palavra é realização, que tem a ver com superação. Ainda espero construir mais, enquanto Deus me permitir. Depois que eu for, minhas filhas vão cuidar de tudo isso aqui, um legado que elas me viram construir”, reflete Roxa.

“Mais do que um negócio, o que deixarei para minhas filhas é o exemplo de luta, de acreditar em si mesmo e de saber que, com equilíbrio e determinação, a gente encontra força para ir longe, muito longe…”, conclui ela, em seu relato comovente.

Dona Roxa orgulhosa ao lado das três filhas.
  • Agronegócio
  • Dia da Mães
  • Empreendedoras
  • Empreendedorismo
  • Inova Agro
  • mulheresempreendedoras
  • Negócio Certo Rural