ASN MA
Compartilhe

Desafios enfrentados por mulheres no empreendedorismo impulsionam transformações

Em sua jornada pelo sucesso, Márcia Alcântara encontrou no Sebrae o apoio necessário para o crescimento de seus negócios como distribuidora de gás de cozinha
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA
Compartilhe

O cenário do empreendedorismo tem testemunhado o crescimento da presença feminina, sustentado por belos exemplos de liderança, inspirando mudanças ou inovando. São mulheres de idades variadas e profissionais de diversas áreas que superam desafios, transformam realidades e contribuem para o crescimento econômico.

Nos últimos seis (6) anos, segundo pesquisa do Data Sebrae, houve uma expansão das mulheres no setor de serviços, por exemplo, com um crescimento de cerca de 53%, se comparado aos homens. A capacidade de se adaptar e inovar é uma característica marcante das mulheres, especialmente quando essa mulher, além dos negócios, precisa gerir uma casa, como é o exemplo de Márcia Alcântara, do município de Santa Inês. Casada, mãe de dois filhos e empreendedora na área de revenda de gás de cozinha e posto de combustível, Márcia tem a difícil tarefa de conciliar e equilibrar vida pessoal, familiar e profissional.

“Eu tenho uma rotina um pouco puxada, porque tenho que dar conta dos meus meninos, do meu marido, de casa, dos negócios e tenho, ainda, alguns problemas de saúde. Eu me esforço muito para dar conta da rotina e para não desistir, principalmente porque acredito no meu trabalho e sei que, no final, estou trabalhando para mim”, pontua a empreendedora.

O Sebrae compreendendo a importância de apoiar as mulheres, desenvolve várias iniciativas importantes para promover o crescimento e o sucesso das empreendedoras.

Para Márcia, o desejo de empreender começou na infância e serviu de motivação na vida

“Apesar do crescimento do número de mulheres à frente de empreendimentos a cada ano, ainda existem muitas dificuldades e distinções enfrentadas por elas, somente pelo fato de ser mulher. Atento à essa realidade, o Sebrae busca incentivar, capacitar e apoiar as mulheres empreendedoras para que elas sejam não somente donas do próprio negócio, mas que possam contribuir com o desenvolvimento da economia e sejam protagonistas de suas histórias, para mudar a realidade das famílias, comunidades e até mesmo ajudar a diminuir a desigualdade existente em nosso país”, ressalta Elayne Tinoco, gestora das ações das Mulheres Empreendedoras na Regional do Sebrae em Santa Inês.

Por meio do Programa Empreender, o Sebrae Santa Inês realiza acompanhamento de grupos de mulheres na Regional, com o objetivo de colaborar na superação e sustentação de uma rede de apoio às empreendedoras. Uma vez identificadas as deficiências desse grupo, o Sebrae desenvolve um plano de ação, que é executado ao longo do ano, com a colaboração de instituições bancárias e prefeituras municipais e diversos outros parceiros.

“Eu já conheço o Sebrae há muito tempo, é uma instituição que abre os braços para nós empreendedoras. Todo grande empresário que você conhece, já passou pelo Sebrae. Para fortalecer o meu trabalho, eu participo do Grupo de Mulheres Empreendedoras de Santa Inês. Já fiz consultorias, cursos, participei de oficinas e o resultado é maravilhoso porque a gente vai batendo na tecla até que a gente consiga colocar em prática todo o aprendizado”, destaca a empreendedora.

As barreiras enfrentadas pelas empreendedoras, muitas vezes, estão relacionadas a dificuldades de vendas, falta de técnicas de vendas, formação de preço de venda, publicidade da comercialização de produtos e serviços, marketing digital.

“Eu só tenho a parabenizar e agradecer ao Sebrae por todas as consultorias, pelos mentores, professores e técnicos que são disponibilizados para nós durante os cursos, oficinas e consultorias, porque a gente aprende muito, e o que se aprende com o Sebrae, a gente leva para a vida”, ressalta a empreendedora por experiência pessoal.

  • Empreendedorismo; Núcleos Empresariais; Empreender; Sebrae; Sebrae Delas; Empreendedorismo Feminino
  • Mulheres Empresárias