ASN MA Atualização
Compartilhe

Desafio Liga Jovem: estudantes e escolas maranhenses são convocados a colocar seus times em campo

Lançamento estadual da competição reúne estudantes, professores, gestores de Eduacação e faz convocação geral à participação dos maranhenses na edição 2024.
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA Atualização
Compartilhe

“A premiação é consequência, mas a experiência de participação, estudantes e professores levam para vida toda”. As palavras são da professora Ivanilde Pacheco, do IFMA Campus São José de Ribamar, durante o lançamento em São Luís da edição 2024 do Desafio Liga Jovem, nesta terça, 16 de abril.

Os professorase Edalton Silva e Ivanilde Pacheco (do Ifma Campus São José de Ribamar) convocam escolas e estudantes do Maranhão a embarcar no Desafio Liga Jovem 2024

Organizado pelo Sebrae em parceria com o Instituto Ideias de Futuro, o Desafio é a maior competição de empreendedorismo tecnológico e de inovação reunindo alunos e professores orientadores de escolas de todo o Brasil.

Junto com o professor Edalton Silva, Ivanilde coordenou a participação de sete equipes do IFMA São José de Ribamar nas semifinais da edição 2023 do Desafio Liga Jovem, realizada em São Paulo-SP. Os dois estão engajados na missão de despertar os alunos para o empreendedorismo. E reforçam que o Desafio Liga Jovem foi experiência transformadora para alunos e orientadores.

“Um momento, de fato transformador nas nossas vidas, em que aprendemos muito sobre a importância da autonomia e sobre o sentido de protagonizar nossos destinos”, disse o professor Edalton. “O Liga Jovem foi um divisor de águas para mim e meus colegas, abrindo nossa mente para o empreendedorismo”. “Pude conhecer pessoas diferentes, de todo o Brasil, jovens que, como eu, querem transformar o mundo”, relataram as gêmeas Julia e Samira Costa, participantes da competição pelo IFMA em 2023. “O Desafio foi meu primeiro contato com o empreendedorismo. Todo aprendizado que ganhei foi um marco. Hoje, faço parte de uma aceleradora de startups e vou influenciar todos os estudantes que puder para que não percam essa oportunidade”, completou Arthur Cascaes, também estudante do IFMA.

As irmãs Júlia e Samira Costa participantes do DSLJ em 2023, se preparam para repetir o feito de participar das finais da competição.

Lançamento – O evento de lançamento no Maranhão reuniu, no Sebraelab, cerca de 100 professores e alunos e profissionais da Educação, entre eles diretores e coordenadores de escolas e faculdades, além de representantes de secretarias de Educação do Estado e de municípios.

“Um dos grandes legados de uma experiência como essa é valiosa sob todos os aspectos, principalmente por ajudar a formar jovens conscientes de suas realidades e do poder transformador do empreendedorismo”, analisou Solange Cordeiro, representando a secretaria de Educação de São Luís.

Lançamento no Maranhão reúne escolas, professores, estudantes, coordenadores da competição e dirigentes do Sebrae MA

Novidades – Além de apresentar as novidades deste ano, no lançamento foram apresentadas, entre outras informações, as etapas do DSLJ 2024, premiações e o prazo de inscrições, que vai até 7 de junho, no site www.desafioligajovem.com.br. Nesse endereço eletrônico também pode ser acessado o regulamento da competição.

Encarregado da apresentação, o coordenador do Instituto Ideias de Futuro, Oswaldo Cruz motivou os alunos e professores com a frase “Se liga na liga e se liga no seu futuro”. E ressaltou: “- Muito bacana ver tantos jovens criando seus próprios caminhos, desejando transformações com base no conhecimento e na inovação”, disse ele.

“Esta competição proporciona aos jovens e professores vivências e oportunidade de pensar o próprio futuro. Por isso, eu os convido a se inscrever e participar”, propôs o superintendente do Sebrae, Albertino Leal. “Nossos jovens precisam muito de iniciativas como essa. E, para nós, o desafio é fazer chegar às escolas o empreendedorismo com força transformadora”, completou o diretor Técnico do Sebrae, Mauro Borralho.

Albertino Leal (superintendente do Sebrae estadual) e Mauro Borralho (diretor Técnico) reforçam importância de fortalecer o empreendedorismo entre jovens.

Destaque – Na edição 2023 do Desafio Liga Jovem, o Maranhão foi o estado com o maior número de inscrições no Brasil, tendo 12 equipes classificadas para as semifinais e duas finalistas – Zettas, de Formosa da Serra Negra e Pantera Negra, de Zé Doca. Este ano, o estado já ocupa o terceiro lugar em número de inscritos no país, antes mesmo do lançamento estadual.

Hildenê Maia (gerente de Empreendedorismo Territorial do Sebrae MA) e Oswaldo Cruz, presidente do Instituto Ideias de Futuro, durante o lançamento do DSLJ no Maranhão.

Etapas – O objetivo do Desafio Liga Jovem é estimular jovens a criarem soluções inovadoras para problemas do seu entorno (na escola e comunidade), em quatro categorias: Imagina (8º e 9º ano do Ensino Fundamental; Cria (Ensino Médio); Inspira (Educação Profissional) e Avança (Educação Superior).

Este ano, o DSLJ tem cinco etapas – Esquenta nas Redes, Virada Empreendedora, Estadual, Regional e Nacional – com premiações atrativas, que estão descritas no regulamento da competição.

Semifinalistas da edição 2023 do DSLJ, alunos do IFMA São José de Ribamar querem repetir a dose e, desta vez, vencer a competição

A etapa Nacional ou Missão Técnica Nacional terá participação de 20 equipes selecionadas nas fases estaduais e acontecerá em uma das capitais do país, com a viagem custeada pelo Sebrae. Cinco equipes de cada categoria vão apresentar pitches para uma banca de jurados, de forma presencial, tendo a oportunidade de destacar o potencial de seus projetos.

As equipes vencedoras serão premiadas com uma Missão Internacional (viagem) de até 10 dias, além de notebooks para estudantes e professor orientador. No segundo lugar, participantes e professor orientador receberão um smartwatch. No terceiro lugar, o estudante e o professor orientador receberão um tablet.

  • Competição
  • Desafio Sebrae Liga Jovem
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo Juvenil
  • Inovação
  • Instituto Ideias de Futuro
  • jovens empreendedores
  • Sebrae