Sinalizando uma nova fase no planejamento de desenvolvimento dos territórios do Munim, Lençóis e Delta, o Programa ‘Territórios Empreendedores’, desenvolvido pelo Sebrae, reuniu os membros do LIDER Munim, Lençóis & Delta para o ‘Seminário Conexões Oportunidades’ na última segunda-feira (29), em Barreirinhas. Desse momento, um saldo bastante positivo na para uma agenda de trabalho centrada nos eixos de infraestrutura, negócios rurais e turismo.
“Focamos no desenvolvimento territorial progressivo. O objetivo é renovar nossas agendas e direcionar esforços para os eixos estratégicos. Conseguimos reunir vários atores fundamentais para planejar soluções conjuntas e fomentar o progresso do setor de turismo, negócios rurais e da infraestrutura da região”, afirmou Patrick Araújo, representante LIDER e Presidente da IGR Lençóis & Delta.
No seminário, os líderes apresentaram as demandas prioritárias dos encontros preparatórios realizados em novembro de 2023 e janeiro de 2024, buscando comprometimento dos parceiros para a resolução. As demandas incluem a melhoria da interligação rodoviária entre os municípios, aprimoramento dos serviços de internet e telefonia na Rota das Emoções, ampliação do acesso a serviços financeiros, construção de banheiros em áreas de balneabilidade e a criação de uma unidade de beneficiamento de pescados e mariscos, dado o potencial produtivo da região.
Representantes do Governo do Estado, Secretarias Municipais e entidades como Banco da Amazônia, Anatel, Abav, SENAI e DNIT estiveram presentes, enfatizando a colaboração para o desenvolvimento da região.
André Passos, gerente da Anatel no Maranhão, destacou a importância do diálogo estabelecido no seminário para entender as necessidades locais em telecomunicações. “Pudemos identificar as demandas da comunidade por telecomunicações. A Anatel está comprometida em atender essas necessidades, garantindo que a conectividade acompanhe o desenvolvimento da região e as demandas do turismo crescente”, comentou Passos.
Shamia Renata, coordenadora estadual de Territórios Empreendedores do Sebrae no Maranhão, destacou a importância da integração de agendas. “O evento promoveu a articulação entre os territórios, alinhando os eixos de desenvolvimento às demandas identificadas. Nosso objetivo é conectar as estratégias com as comunidades e atuar juntos para implementar as ações planejadas para garantir resultados efetivos”, destacou.
Próximos passos: Uma reunião subsequente está agendada para 18 de maio, no município de Tutóia, para consolidar os pontos discutidos e construir um plano diretivo de acompanhamento para os parceiros e instituições.
Avanços – O Projeto “Territórios Empreendedores” do Sebrae, que integra o Programa LIDER, conta com 95 projetos em andamento em 2024, abrangendo todas as 27 unidades federativas do Brasil e alcançando 1.063 municípios. O número de lideranças envolvidas nessas iniciativas aumentou de 3.311 em 2022 para 3.826 em 2024.