Com foco em inovação e parcerias estratégicas, a primeira edição do Conecta Beauty foi realizada nesta segunda-feira (7), com apoio do Sebrae Maranhão. O evento reuniu profissionais da área da beleza e representantes de distribuidoras de cosméticos, com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do setor por meio de capacitação técnica, conexões de negócios e articulação de projetos de maior alcance, entre eles, a proposta de realização de uma feira voltada ao segmento de beleza e cosméticos pós-procedimentos estéticos.
A programação incluiu um treinamento intensivo sobre “Vendas Adicionais” voltado aos produtos de pós-tratamentos de beleza usados em home care, com duração de quase duas horas. A atividade teve como foco aprimorar as habilidades comerciais e de vendas dos profissionais da beleza, destacando a importância dos produtos de manutenção domiciliar como extensão dos tratamentos realizados nos salões.

“Os produtos home care são fundamentais para dar continuidade aos cuidados iniciados no salão. Quando a cliente leva para casa o tratamento certo, ela consegue prolongar os resultados, fortalece o vínculo com o profissional e valoriza ainda mais o serviço que recebeu. É uma relação de ganho mútuo: a cliente cuida da sua beleza com qualidade, o salão amplia suas vendas e fideliza, e a distribuidora fortalece seu papel na cadeia do setor”, destacou Célia dos Reis, profissional da beleza e presidente da Associação de Cabeleireiros de São Luís. .
Segundo Jairo Lima, empresário, proprietário de distribuidora de produtos, o evento também foi uma oportunidade de apresentar novas soluções e estimular a criação de parcerias entre os diferentes elos do mercado. “A ideia é que possamos, a partir desse primeiro encontro, construir uma rede colaborativa que una tecnologia, cosméticos de alto desempenho e capacitação constante para profissionais que estão em busca de crescimento e posicionamento no mercado”, afirmou.

O Conecta Beauty também criou um ambiente propício ao diálogo sobre os desafios enfrentados por quem empreende na beleza, destacando a importância do autocuidado e o impacto positivo do setor na economia local e na autoestima das pessoas. A iniciativa está alinhada à estratégia do Sebrae de fortalecer os pequenos negócios e promover o desenvolvimento de segmentos com grande potencial de crescimento.

Um dos dados que reforçam essa importância é a presença expressiva de pequenos negócios no setor: no Maranhão, são mais de 11,7 mil empresas ativas na área da beleza, sendo a maioria formada por Microempreendedores Individuais (MEI) — 8.620, seguidos por Microempresas (ME), com 2.819, e Empresas de Pequeno Porte (EPP), com 289 registros. Em São Luís, concentram-se 6.190 dessas empresas, com predominância de MEIs (4.384), além de 1.664 MEs e 142 EPPs. As atividades mais comuns nesse universo envolvem serviços de cabeleireiros, estética, manicure e pedicure, depilação e barbearia — demonstrando a diversidade e a relevância econômica desse segmento.

“Essa é uma área com enorme potencial, que movimenta renda, gera empregos e tem um impacto direto na autoestima das pessoas. O Sebrae entende que é fundamental apoiar iniciativas como essa, que contribuem para a valorização e o fortalecimento dos pequenos negócios da beleza”, finalizou Regina Vieira, analista de negócios do Sebrae em São Luís.