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Com orientação, capacitação, planejamento e conhecimento do mercado, empreendedores ganham condições de empreender com mais chances de sucesso
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2024 já está na área. E começou com os planos de sempre: pessoas pensando em mudar de vida, em priorizar a saúde, fazer aquela viagem dos sonhos, melhorar a qualidade de vida e ter mais tempo para lazer, amigos e família. E há quem pense em uma virada de chave, se tornando empreendedor.

Começar bem um pequeno negócios desafia empreendedores de norte a sul do Maranhão

Os primeiros meses do ano concentram o maior volume de formalização de empresas no país, números que crescem a cada ano. Em 2023, no Maranhão, por exemplo, dados da Receita Federal indicam que mais de 50,7 mil novos negócios foram abertos até 9 de dezembro, fechando o ano com 264.719 de pequenos negócios ativos no estado. Entre os novos abertos e ativos, 59,5% são microempreendedores individuais – os MEI’s. Os outros 40,5%, são micro e pequenas empresas, empresas de grande porte, indústrias e negócios rurais.

Isso mostra o fortalecimento do empreendedorismo como alternativa para concretizar planos de mudança por algumas razões: mais rapidez e facilidade na abertura de empresas no estado; o desejo de independência financeira, por necessidade ou por perceber uma boa oportunidade no mercado. Mas, o crescimento também é fruto da ação de instituições como o Sebrae, que ajudam a preparar o empreendedor em todos os momentos da jornada.

Crescimento dos pequenos negócios estimula empreendedores a tirar do papel suas ideias de negócios

Para fazer dar certo é preciso começar do jeito certo

A jornada empreendedora vai além da decisão de iniciar um negócio. É algo que precisa ser planejado desde o início. Sem esse cuidado e a preparação adequada, a decisão pode se converter em prejuízo e frustração, conforme avalia a analista técnica do Sebrae, Paula Waldira Ferreira. Para ela, “a chave está em alguns cuidados iniciais que envolvem planejamento prévio, comprometimento do empreendedor e muito trabalho”.

Quem pensa em começar o ano montando um pequeno negócio, seja por oportunidade ou por necessidade, precisa buscar conhecer o mercado. “O empreendedor precisa conhecer onde vai atuar. Se for no varejo, precisa analisar, por exemplo, o movimento do setor, se houve aquecimento e crescimento de vendas. Se na indústria, analisar o comportamento do setor no Maranhão, que investimentos estão previstos e verificar atentamente oportunidades para pequenos negócios em ambos os casos, antes de definir a proposta de valor e o porte do negócio”, aconselha a analista.

Mas, será que entender a dinâmica do mercado é suficiente? Para a especialista, não. É preciso planejar o negócio de forma estratégica e inovadora, avaliando aspectos como concorrência, fornecedores, viabilidade da ideia, localização e o formato do negócio. Conforme Paula Waldira, o planejamento é fator de sucesso para quem pretende empreender. “O risco, sempre vai existir, mas diminui quando você se planeja”, frisa ela, acrescentando que planejamento é justamente o que dá segurança à decisão de empreender.

Crédito: quando e como investir?

Outro fator muito lembrado na fase inicial é a necessidade de crédito. Por isso, é preciso pensar em um bom planejamento financeiro. “Isso permite saber se o empreendedor vai precisar ou não de crédito, se o que possui é suficiente e vai também embasar a decisão de recorrer ou não a bancos ou recursos de terceiros, pois o crédito, caso necessário, tem que ser na medida certa”, recomenda Paula Waldira.

Paula Waldira Ferreira, analista técnica do Sebrae, defende planejamento e capacitação contínua para quem quer ter sucesso com seus negócios

Ela também observa a necessidade de pensar na formalização, conhecer os passos para abertura do negócio e também boas práticas adotadas no mercado. Para isso, ela aconselha que o empreendedor busque conhecer todas as suas obrigações contábeis, financeiras e tributárias e se prepare para a gestão no dia a dia. Ela sugere, ainda, buscar orientação em instituições como o Sebrae e fazer visitas como “cliente oculto” para vislumbrar aquilo que não está sendo oferecido ainda, que o novo negócio possa oferecer como diferencial.

Capacitação e presença digital impactam diretamente a jornada empreendedora

Quanto à falta de preparo, esse item aparece como uma das causas da mortalidade precoce de empresas no Brasil, ao lado da falta de planejamento prévio e de gestão focada no mercado. Como solução, a especialista defende que “o empreendedor se prepare para ser empresário, seja fazendo cursos rápidos de gestão, presenciais ou online, muitos gratuitos”. Ela avalia que o aperfeiçoamento tem que ser permanente, com atenção especial desde o início. “O Sebrae oferece boas oportunidades de capacitação, algumas sem custo, para o empreendedor nessa área”, acrescenta.

Outro conselho também interessante é sobre a presença digital. “Vivemos em um mundo digital. Então, é preciso mergulhar nessa alternativa, conhecer os sistemas, aplicativos e plataformas e dedicar um tempo para saber como aplicar em seu negócio. Hoje é impossível, qualquer negócio, por mais simples que seja, não estar posicionado no meio digital”, ressalta ela. “Empreender é um desafio permanente. Com esses cuidados, o empreendedor tem uma ideia mais precisa do rumo a seguir e pode definir as melhores estratégias para suas necessidades e alcance de suas metas”, conclui a especialista.

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