ASN MA Atualização
Compartilhe

Com consultoria do Sebrae, horticultura amplia e atende a mercados na Pré-Amazônia Maranhense

Dirigentes da instituição visitaram empreendimentos e confirmaram os ganhos obtidos após o atendimento
Por Paula de Társsia
ASN MA Atualização
Compartilhe
Dirigentes do Sebrae Maranhão dialogam sobre melhorias no processo de produção da Organo Verde, empresa atendida pela instituição e que está expandindo novos mercados em 2023

“Muitos diziam: você vai mexer com hortas? Porque a ideia que se tem é uma horta de quintal; não desmerecendo, mas não era visão de uma horta como empreendimento, para atender o mercado. O Sebrae me ajudou muito nesse sentido. Eu sou engenheiro e tive dificuldade de inserção no mercado, mas o fato é que amo a plantação e me sinto feliz aqui. A proposta é ampliar mais ainda o negócio”.

O depoimento é de Sebastião Batista dos Santos, empreendedor da cidade de Açailândia, dono da Organo Verde, uma das empresas atendidas pelo Sebrae na região. O empreendimento recebeu atendimento e consultorias sobre captação de recursos, além de contar com o acompanhamento do Agente Local de Inovação e, no momento, recebe uma consultoria focada no acesso ao mercado, por meio do Comércio Brasil.

Na última quinta-feira, 27 de abril, a Organo Verde recebeu a visita do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, e do diretor Técnico, Mauro Borralho, que conheceram o perfil de produção, as atividades do empreendimento e os resultados obtidos.

Durante a visita, o presidente Celso Gonçalo destacou o papel do Sebrae no apoio aos pequenos negócios rurais. “Aqui vemos a razão de o Sebrae existir, que é ajudar a desenvolver os pequenos negócios, materializada na figura de um jovem visionário que, a partir de consultorias, faz uso de tecnologias de irrigação, aplica melhorias de processos e busca ampliar a sua participação no mercado, abastecendo o mercado local e supermercados de outras cidades, incluindo um município do estado do Pará. Ficamos muito felizes vendo os empreendimentos prosperarem, e este é um bom exemplo”, frisou o dirigente.

Dirigentes do Sebrae estiveram com os participantes do Grand Prix de Inovação e falaram sobre as novidades que a instituição está organizando na área para 2023

Ainda em Açailândia, o presidente e o diretor visitaram o Senai, para acompanhar o Grand Prix de Inovação, uma competição que se propõe a gerar soluções para problemas identificados como gargalos na indústria local. Na oportunidade, foram apresentados o Nordeste On e o Mobiliza São Luís. Já no Centro Empresarial do município, os dirigentes dialogaram sobre a Semana Empresarial de Açailândia, prevista para o período de 17 a 22 de julho, no intuito de firmar parceria.

Os dois participaram, também, do encerramento do Encontro Técnico dos Secretários de Agricultura da Regional, em que foi destaque o início das ações de formulação do Plano Estratégico Territorial do Agro da Região Pré-Amazônica. O documento irá nortear as próximas intervenções no território, bem como seus respectivos responsáveis, após a validação.

Ecossistema de Inovação

Na ocasião, foi apresentada, também, a proposta de Ecossistema de Inovação de Açailândia ao presidente do CDE e ao diretor, que deverá contar com mobilização de empresas, instituições, universidades e sociedade em geral. O ecossistema está em processo de estruturação e contempla pilares como educação, políticas públicas e conexões facilitadas, entre outros.

As instituições envolvidas na proposta do Ecossistema de Inovação de Açailândia são: Sebrae, Senai, Favale, UemaSul, Associação Comercial e Industrial de Açailândia, Câmara de Dirigentes Lojistas de Açailândia, Sindicato do Comércio Varejista de Açailândia, OAB local, Prefeitura Municipal e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI.

O diretor técnico do Sebrae, Mauro Borralho, saudou a iniciativa das instituições se organizarem e abordou a experiência dos ecossistemas de Balsas e São Luís. “Embora em desenvolvimento, nós vemos o quanto os parceiros locais estão dispostos e mobilizados para consolidar esse projeto e, desta forma, contribuir com o desenvolvimento local e estadual. Tivemos o piloto de estruturação de ecossistemas em Balsas e agora em Imperatriz, que lança seu ecossistema, assim como o da capital, em processo de consolidação. Contem com o Sebrae no desafio de levar a inovação para o interior e fazer disso um diferencial para o crescimento econômico do nosso estado”, pontuou o diretor.

  • Empreendedorismo