Foi realizado em Bacabal, no dia 22, o pré-lançamento do “Fórum de Mulheres Empreendedoras & I Expo Mulher”, que acontecerá no dia 28 de março. A iniciativa é uma realização da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Maranhão (FAEM) e do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura do Maranhão (CMEC), em parceria com o Sebrae, e conta ainda com o apoio de instituições como SESI, Senac, Governo do Estado e parceiros locais.
Com o tema “O Poder da Mulher na Economia Local”, o evento é pioneiro na região e tem como missão conectar mulheres empreendedoras das 28 cidades do território, criando uma grande rede de apoio, capacitação, geração de renda e fortalecimento dos negócios femininos.

Segundo a embaixadora CMEC, Maripê Pacífico, a escolha do tema reforça o impacto da mulher no desenvolvimento econômico local. “Queremos criar um ambiente de pertencimento das mulheres empreendedoras do nosso território para que possamos cada vez mais gerar empoderamento feminino nos negócios. Acreditamos que a mulher em qualquer nível de negócio, tem um grande poder de desenvolvimento econômico. Desde a mulher que vende o cafezinho na porta de casa ou o churrasquinho, até a empresária de grande porte, todas contribuem diretamente para a economia da sua região”, destacou.
O evento também dará espaço e visibilidade para mulheres do campo e de comunidades tradicionais. “O Fórum e a Expo vão trazer visibilidade para nós, mulheres do campo. Nosso grupo, Mulatas Criativas, estará com um stand na Expo. Já fomos apoiadas por outras instituições, e seguimos nesse propósito de geração de renda e sustentabilidade”, afirmou Clarisse Moraes Araújo, representante do Assentamento Seco das Mulatas em Bacabal.
Calendário de ações – Ao todo, o evento será realizado em 12 regionais do estado, levando capacitação, networking, oportunidades de negócios e visibilidade para mulheres empreendedoras de diferentes segmentos e portes. A atividade faz parte de um calendário de ações do Conselho da Mulher e da Cultura Maranhão (CMEC) para o ano de 2026.

Segundo a presidente do CMEC, Edna Monteiro, o fórum representa mais que um evento, mas o início de um movimento. “Nosso principal objetivo é conectar mulheres com mais mulheres, não só da regional de Bacabal, mas do Maranhão, do Brasil. O CMEC é nacional e atua para promover negócios, networking e tudo o que uma mulher precisa para empreender. O fórum é uma semente: no começo damos as mãos, depois elas caminham sozinhas, porque podem”, afirmou.
O Sebrae, parceiro institucional da iniciativa, reforçou seu compromisso com o fortalecimento do empreendedorismo feminino. “O Sebrae apoia ações que dão visibilidade às mulheres empreendedoras e contribuem para tirá-las de situações de vulnerabilidade social, seja em qual âmbito for. Estar presente nesse pré-lançamento e nos próximos momentos é reafirmar nosso papel de apoio e incentivo”, finalizou Natalia Costa, gestora de empreendedorismo feminino do Sebrae em Bacabal.

