ASN MA
Compartilhe

Celebração e conexões criativas marcam lançamento do terceiro Mobiliza SLZ

Uma noite plural, de encontros e conexões criativas, com lançamento de livro e boa música serviu como avant premiere da edição 2023 do Mobiliza SLZ.
Por Da Redação
ASN MA
Compartilhe

Sorriso no rosto e abraços apertados: assim foi o reencontro entre empreendedores ligados à cultura, ao turismo e à economia criativa, convidados de honra do lançamento oficial da terceira edição do Mobiliza SLZ, ocorrida terça-feira (04), no auditório Armando Gaspar, do Sebrae Jaracaty, em São Luís. O local foi palco do 1º Conexão Mobiliza de 2023, momento de troca de informações técnicas sobre o movimento criativo para a rede de parceiros do Sebrae Maranhão, idealizador do Mobiliza.

Noite de encontro e conexões com ecossistema criativo no lançamento do Mobiliza SLZ 2023, em São Luís.

“Eu já estava ansiosa por este momento. O Mobiliza foi uma grande oportunidade para nós mostrarmos o trabalho desenvolvido pelos jovens da Cidade Operária no ano passado, e este ano nós queremos trazer muito mais iniciativas que possam transformar a realidade, com empreendedorismo criativo e engajamento social”, enfatizou Elivânia Estrela, diretora da Fundação Justiça e Paz se Abraçarão (FJPA), instituição que integrou a programação do Mobiliza pela primeira vez em 2022.

Elivânia Estrela: “Esperamos, ansiosos, pelo Mobiliza 2023”.

Na plateia, olhos e ouvidos atentos às novidades do Mobiliza SLZ 2023, anunciadas pela diretoria do Sebrae e pela coordenação geral do movimento, que será realizado de 02 a 10 de setembro em diversos pontos da capital maranhense, exatamente no período em que São Luís faz aniversário.

“Estamos avançando para a terceira edição, que deverá ser ainda maior, melhor e mais consciente da missão a que se destina. Nós conectamos uma grande comunidade-rede de pessoas que empreendem na cultura, no turismo e na economia criativa, buscamos dar visibilidade aos trabalhos, produtos e serviços desenvolvidos por elas e, assim, consolidamos o Mobiliza como o maior movimento do segmento na região; e, agora, rumo à internacionalização”, destacou Mauro Borralho, diretor Técnico do Sebrae Maranhão.

Celso Gonçalo de Sousa, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, fala sobre importãncia do movimento para São Luís.

No mesmo sentido opinou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Celso Gonçalo. “O Maranhão é dotado de imenso potencial e riqueza criativa. E o Mobiliza vem justamente evidenciar esses traços, sustentado na força criativa e empreendedora do nosso povo”, disse ele. Já a diretora de Administração e Finanças e superintendente em exercício Edila Neves, ressaltou o ambiente de parcerias, reiterando que o Mobiliza não é do Sebrae, mas uma construção coletiva. “Estamos na expectativa pela terceira edição do Mobiliza, movimento que ajudamos a construir, mas que pertence à nossa cidade e aos criativos”, enfatizou ela.

Reconhecimento e pluralidade

Muaro Borraho, diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, e Danille Abreu, coordenadora do Mobiliza SLZ, discorrem sobre as novidades da terceira edição.

Logo no início do encontro, parceiros que já participaram do Mobiliza foram surpreendidos com um reconhecimento coletivo: simbolicamente, todos subiram ao palco para receber o certificado do prêmio mais importante já recebido pelo movimento. Em abril deste ano, o Mobiliza SLZ foi campeão internacional no 3º Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America, maior concurso do segmento no continente latino-americano, na categoria “Melhores Conexões Significativas”.

“Sem dúvidas, um momento de grande emoção. O prêmio é coletivo, plural, pois é um reconhecimento ao suor e ao esforço de todas as mentes criativas que acreditam na força das conexões transformadoras propiciadas pelo Mobiliza SLZ. E foi agradecendo a todas essas pessoas que nós fizemos questão de iniciar o lançamento de mais uma edição. Conseguimos mobilizar mais de 100 empreendedores, parceiros, entidades; iniciativas já começaram a se conectar e se mobilizar”, comentou Danielle Abreu, coordenadora-geral do Mobiliza SLZ.

Lançamento de livro sublinha importãncia da economia criativa 

Além da troca de conhecimento e do início de muitas conexões, outro ponto alto da noite foi o lançamento da obra “Criatividade e emancipação nas comunidades-rede”, da pesquisadora Cláudia Leitão, uma das maiores referências em economia criativa do Brasil, que falou à plateia do Mobiliza sobre a relevância de iniciativas como o Mobiliza no Brasil. O livro foi escrito em co-autoria com Luciana Guilherme, Luiz Antônio Oliveira e Raquel Gondim; o lançamento na capital maranhense foi fruto de uma parceria do Sebrae Maranhão com o Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas – IESTI.

Para uma plateia atenta, Cláudia Leitão ressalta importância da riqueza cultural do Maranhão.

“É uma alegria imensa estar aqui em São Luís e conhecer as governanças de programas que envolvem a economia criativa. Precisamos de políticas que envolvam as pessoas, de desenvolvimento com envolvimento e protagonismo dos grupos minorizados. O Mobiliza é o exemplo de um trabalho feito nessa direção, é um movimento correto, orgânico, que obedece ao fluxo das redes. Esse é exatamente o tema central que acabo de ter a honra de lançar aqui”, ressaltou a autora Cláudia Leitão.

Em um papo com a plateia presente, Claudia traçou um panorama esperançoso e promissor da rearticulação do ecossistema criativo do país e ressaltou a criatividade como impulso ao crescimento, fortalecido por uma economia que tem entre suas características a vocação para tornar visíveis a potência criativa e o vigor de comunidades Brasil afora. “A criatividade e riqueza cultural do Maranhão tem que ser instrumentos de superação e geração de riquezas”, assinalou a autora.

Depois da programação técnica do Mobiliza e da palestra de Cláudia Leitão, o público brindou e interagiu no happy hour, com pocket show do cantor maranhense Aziz Junior e artistas da terra que também fazem parte da economia criativa.

No Conexão Mobiliza, Cláudia Leitão lança livro inédito sobre economia criativa.

Mobiliza SLZ – expectativa crescente

O Mobiliza SLZ foi idealizado pelo Sebrae Maranhão e conta com o suor e o esforço da comunidade criativa da Ilha do Amor. Este ano, o movimento será realizado no período de 02 a 10 de setembro. O cadastro de atividades e ações já está aberto no site mobilizaslz.com.br e se encerrará no dia 08 de agosto. Após esse período, a curadoria do Mobiliza fará a análise das propostas de iniciativas e a seleção do que entrará na programação oficial.

Este ano, o movimento vive dupla expectativa. Primeiro de que o Mobiliza seja ainda maior do que nas duas primeiras edições, tanto na participação dos empreendedores, como no alcance territorial e engajamento de parceiros públicos e privados. A ideia é que um outro legado surja a partir desta edição, com a constituição de um comitê de governança do Mobiliza SLZ, consagrando a iniciativa como movimento pensado e feito pela cidade e para a cidade pelo ecossistema criativo.

O segundo ponto que gera expectativa é pela primeira premiação internacional do Mobiliza. O movimento está entre os selecionados para a etapa mundial da WTM, após ter conquistado o título de Gold Winner no 3º do Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America, realizado em abril. O Mobiliza concorre agora ao título global, cujo resultado será anunciado durante a WTM, que acontece de 06 a 08 novembro, em Londres, Inglaterra.

Arte, artistas da terra e cultura unidos no Conexão Mobiliza.

Legado

Com duas edições já realizadas, em 2021 e 2022, o Mobiliza São Luís cresce a cada ano. Trata-se de uma rede plural e transformadora, pautada na troca de ideias e experiências, um grande circuito que movimenta São Luís com diversos eventos e ações, presenciais ou digitais, unindo em um ambiente de troca e conexão os segmentos da economia criativa, cultura e turismo.

Na primeira edição, em 2021, o Mobiliza apoiou mais de 70 eventos, ações e atividades presenciais e digitais em 14 bairros e quatro praias da capital, realizados com o apoio do Sebrae e de 112 entidades, associações, universidades, instituições empresariais, sindicatos patronais, ONG’s. empreendedores criativos, empresas e artistas.

No ano passado, o movimento cresceu e chegou aos 100 eventos, durante nove dias, proporcionando mais de 600 horas de atividades, envolvendo mais de 400 pessoas na realização e sendo prestigiado por mais de 16 mil pessoas. Dessa vez, as ações chegaram a 20 bairros, com apoio de 87 parceirps.

  • Conexão Mobiliza
  • Economia Criativa
  • Mobiliza
  • Mobiliza SLZ