Num encontro marcado pela vontade de transformar, Barreirinhas sediou na última sexta-feira (12), o ‘I Fórum de Negócios Rurais Territoriais Empreendedores 2024’, promovido pela Unidade de Negócios do Sebrae em Lençóis-Munim em parceria com o Senar. O encontro reuniu secretários de Agricultura, agentes, técnicos e instituições para mapear os desafios e explorar as oportunidades para o agronegócio na região neste ano crítico.
Alinhado ao Programa Agronordeste, o fórum buscou abrir um diálogo sobre o avanço do empreendedorismo rural, focando no levantamento de obstáculos e na formulação de estratégias inovadoras para as cadeias produtivas das regiões Munim, Lençóis e Delta. A colaboração entre diversos setores ajudou a esboçar ações e iniciativas para fortalecer o setor agrícola e rural em 2024.
David Amorim, gerente da Unidade de Negócios em Lençóis-Munim, destacou a importância de definir claramente as oportunidades do território e os desafios a serem enfrentados no ano de 2024, com atenção especial ao setor produtivo rural. “O Fórum de Negócios Rurais foi pensado para discutir estratégias. Em parceria com o Senar e com as prefeituras municipais locais, no sentido de a gente ter bem definidas quais são as oportunidades do território e sabermos dos desafios a serem enfrentados neste ano 2024, principalmente com o foco no produto rural”, afirmou o Gerente.
Programação – A programação do dia apresentou soluções práticas para integrar turismo e agricultura, com ênfase na gestão de qualidade e valorização dos recursos naturais e culturais das regiões. As discussões contemplam métodos para ampliar o turismo rural e fortalecer a economia da região.
“Esse encontro foi de suma importância para toda a região, pois nos trouxe um leque de oportunidade e uma visão transformadora em relação às demandas dos negócios rurais. É muito importante ter momentos como esse em que compartilhamos as problemáticas e também temos as soluções. Estarei voltando para o município de Humberto de Campos, com novidades para contar para os agricultores e também agora com um plano de ação de acordo com aquilo que eu vimos hoje”, ressaltou Midian Ribeiro, coordenadora de Assistência Técnica e Extensão Rural de Humberto de Campos.
O fórum abordou diversas cadeias produtivas ambientais e a necessidade de unificar esforços para desenvolver o território. Foi enfatizada a importância de promover não apenas a atividade rural, mas também sua integração com o turismo e outros setores, envolvendo o desenvolvimento sustentável da região.
O evento foi concluído com uma declaração conjunta dos participantes, comprometendo-se a manter o espírito de colaboração para que o empreendedorismo rural avance e contribua significativamente para a economia criativa do Maranhão. “Deste Fórum, saímos com bastante novidades para os nossos produtores, em prol dos municípios para que possamos juntos, Sebrae e Senar, instituições e Prefeituras, melhorar nossa produção, melhorar o nosso agro”, afirmou Raimundo Souza, mobilizador do Senar na região Lençóis-Munim.