O Sebrae realizou, em Balsas, o I Fórum do Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER) – Cerrado Sul Maranhense, quando as lideranças participantes do programa estiveram juntas, novamente, para discutir e avaliar as ações executadas para a implementação da agenda de desenvolvimento elaborada no ano passado.
O documento mapeia as carências apresentadas pela região e aponta ações nos eixos prioritários de Educação, Negócios Rurais, Turismo e Infraestrutura, definidos pelo grupo durante os oito encontros mensais do LIDER. Neste primeiro Fórum do programa, os líderes fortaleceram as estratégias a favor do crescimento e desenvolvimento territorial no sul do Maranhão e acrescentaram ao grupo novos líderes.

A facilitadora do Sebrae, Eulália Oliveira, destaca os avanços no intervalo entre o último encontro e o primeiro Fórum LIDER. “Foram quatro meses de intervalo, onde percebemos que eles conseguiram realizar muita coisa. Outra surpresa foi a capacidade de articulação e mobilização desse grupo para convidar novos líderes, com o perfil ideal para participar do programa”, ressalta.
Durante o encontro foram traçadas novas estratégias para continuidade da implementação das ações. Os Fóruns são momentos para que os grupos de trabalho revejam os compromissos e metas elaboradas até então, assim como a articulação da execução a curto, médio e longo prazo. Para isso, foram realizados durante os dois dias de evento a discussão dos eixos prioritários.
A programação do Fórum contou ainda com dinâmicas e outras atividades que integraram a metodologia do LIDER para fortalecer o grupo. “Nesse primeiro Fórum, a gente já identificou várias demandas que podem ser realizadas com a intermediação do grupo de líderes do Cerrado Sul, proporcionando o desenvolvimento de toda a região e não apenas de uma cidade”, avalia Samara Macedo, Agente Local de Desenvolvimento de Carolina.

De acordo com Rômulo Rende, o LIDER é uma metodologia já comprovada com experiências em várias regiões do País. “O programa tem dois grandes objetivos: o primeiro é criação de uma agenda estratégica regional que é um roteiro para o desenvolvimento do território. E o segundo grande desafio é ter um grupo coeso e integrado, trabalhando juntos a favor do desenvolvimento da região, trabalhando para que os municípios do território se desenvolvam juntos”, explica.
Dessa maneira, o principal propósito é fortalecer a economia do território por meio de um plano de desenvolvimento regional, idealizado pelos líderes participantes do grupo. Este ano, serão realizados quatro Fóruns para apresentar os avanços práticos da implementação da agenda elaborada.
“Estamos surpreendidos positivamente pelo resultado do que foi concluído durante o Fórum. O programa LIDER começa, de verdade, a partir de agora, quando a agenda de desenvolvimento é tirada do papel. O ingresso dos novos líderes, com suas respectivas expertises, contribui para executar as ações apontando muita qualidade às discussões”, destaca o gerente regional do Sebrae em Balsas, Diógenes Souza.

