ASN MA
Compartilhe

Associativismo fortalece empreendedorismo e impulsiona artesãs em Paraibano (MA)

Projeto do Sebrae como ferramenta de desenvolvimento econômico gera novas oportunidades para mulheres.
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

Na Comunidade Varzinha, no município de Paraibano (MA), um novo capítulo do empreendedorismo coletivo começou a ser inscrito no estado. Foi ali que o Sebrae realizou a estreia do Projeto “Conexão Sustentável – Fortalecendo o Associativismo”, uma iniciativa desenvolvida pela Unidade de Negócios Sebrae Presidente Dutra, que nasceu com o propósito de transformar a união em estratégia, o talento em renda e o artesanato em desenvolvimento sustentável.

Iniciado em 2025, o projeto marcou o fortalecimento da parceria entre o Sebrae Maranhão e a Associação de Artesãs UNIFIOS, um grupo que carrega em cada fio e peça produzida, a identidade cultural, a criatividade feminina e a força do trabalho coletivo. “Esse projeto nasceu a partir de um trabalho de escuta ativa com o setor da economia criativa, realizado por meio do Território Empreendedor do Sertão Maranhense. Durante esse processo, identificamos o desejo das empreendedoras de se organizarem em associação como forma de se fortalecerem enquanto mulheres artesãs. Com a formalização da Associação, iniciamos um trabalho voltado ao entendimento do papel de cada integrante, da importância do trabalho coletivo e das responsabilidades individuais dentro do grupo”, explica Allan Kennedy, gerente Sebrae Presidente Dutra.

Capacitação prática conduzida por consultores do Sebrae orienta planejamento, organização da produção e estratégias de mercado (Sebrae/Divulgação)

Composta por 24 artesãs, a Unifios – União de Artesãs do Crochê, produz peças como bolsas, saída de praia, sapatinho para recém-nascido, mantas, e artigos para o lar como mesa posta. Os produtos são expostos em feiras e eventos estaduais e municipais, e ainda, vendidos pelas redes sociais da associação. “Nós criamos a associação, mas muitas mulheres têm dificuldade em entender o que é uma associação, como podemos trabalhar e onde podemos chegar. Hoje, com o apoio do Sebrae, temos mais entendimento, mais direção e estamos confiantes de que a nossa associação vai crescer e se fortalecer cada vez mais”, afirma a artesã Silvia Regina.

Propósito coletivo – Durante a execução do projeto, as artesãs da UNIFIOS participaram de atividades técnicas, práticas e lúdicas conduzidas pelos consultores especialistas do Sebrae. De forma acessível e participativa, foram trabalhados conceitos fundamentais para o fortalecimento da associação, como: competências em gestão associativa e cooperativa, apoio à implementação de planos de ação sustentáveis e estratégicos e estímulo às práticas colaborativas e ao fortalecimento do ecossistema de negócios local.

“Participar das capacitações do Sebrae foi fundamental para nós, artesãs da UNIFIOS. Aprendemos que o trabalho em grupo é um caminho de crescimento coletivo e que, com união, organização e planejamento, podemos ir muito mais longe. Todo o aprendizado nos motiva a seguir juntas, com mais propósito e confiança no futuro da nossa associação”, disse a artesã Mirineide Pereira.

Artesãs participaram de atividades práticas sobre gestão associativa, planejamento estratégico e fortalecimento do trabalho coletivo (Sebrae/Arquivo)

Próximos passos: Como resultado direto dessa jornada, a Associação UNIFIOS inicia 2026 com um Plano de Ação Estratégico para fortalecer a produção artesanal sustentável e ampliar as vendas. O plano foi construído de forma participativa, envolvendo diretoria e artesãs engajadas nos processos de organização, produção e comercialização, alinhado à realidade do artesanato maranhense, com metas claras, ações práticas e foco em resultados.

O primeiro trimestre deste ano, será focado em estruturar a produção, fortalecer a identidade sustentável e ampliar as vendas. Para isso, estão previstas oficinas de produção, acabamento e precificação inteligente, divisão das artesãs por tipo de produto, definição de padrões de qualidade, prazos e logística, além da organização do portfólio semanal e da criação de um grupo oficial de vendas no WhatsApp.

“O artesanato maranhense é reconhecido nacionalmente pelo talento, originalidade e força cultural. Quando recebe gestão, organização e estratégia, ele se transforma em oportunidade real de desenvolvimento econômico, especialmente para mulheres empreendedoras, que são maioria nesse setor”, explica Barreto Júnior, consultor empresarial do Sebrae Presidente Dutra.

Artesãs da UNIFIOS ao lado do gerente da Unidade Sebrae Presidente Dutra, Allan Kennedy, e dos consultores responsáveis pela execução do Projeto Conexão Sustentável. (Sebrae/Arquivo)

Para além das atividades a serem desenvolvidas, o Plano de Ação Estratégico ainda inclui a realização de oficinas de comunicação e marketing, estratégias de vendas e gestão financeira, desenvolvimento das coleções 2026, criação do catálogo digital coletivo, e o início da ação “Sexta da UNIFIOS”, com vendas semanais pelo WhatsApp. A associação participará de feiras e eventos locais, implantará vitrines coletivas em pontos parceiros e iniciará o protótipo da linha 100% sustentável.

“Nosso objetivo é fortalecê-las, aprimorar tanto a gestão da Associação quanto a gestão individual dos negócios, ampliar as vendas e expandir o acesso a novos mercados. A intenção final é estruturar essa metodologia para que ela possa ser replicada em outros grupos que também necessitam desse apoio”, finaliza Allan Kennedy, gerente da Unidade do Sebrae Presidente Dutra.

  • artesanato
  • associativismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo Femino
  • mulheres empreendedoras
  • Paraibano
  • Sebrae
  • UN Presidente Dutra