O desejo de empreender segue em alta no Brasil, mas o entusiasmo inicial muitas vezes esbarra na falta de preparo técnico. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que aproximadamente 60% das empresas no país encerram suas atividades em até cinco anos, sendo que cerca de 20% fecham ainda no primeiro ano de vida. Para mitigar esses riscos, o Sebrae Maranhão destaca uma trilha com cinco capacitações essenciais para quem está na fase inicial de um negócio.
Os cursos estão disponíveis para matrícula, não possuem pré-requisitos e oferecem certificado para quem conclui 100% dos módulos. Segundo o economista e analista técnico do Sebrae Maranhão, Cursino Moreira, empreendedores de qualquer porte devem manter-se o mais bem informados possível sobre o cenário empreendedor atual.
“A informação, a formação e o aperfeiçoamento são constantes, inclusive para os pequenos empreendedores. Eles precisam estar bem informados sobre os negócios, a política, os hábitos de consumo da população, a cultura do meio e até a história da área ou região para a qual desejam vender. Internet, redes sociais, meios de comunicação, palestras de especialistas e de instituições profissionalizantes, além de livros, revistas, jornais, rádio e televisão, são fontes de informação de qualidade”, enfatiza.
O objetivo da seleção é contemplar os pilares fundamentais da administração: planejamento, finanças, mercado, relacionamento e comportamento empreendedor. Confira a lista das qualificações indicadas para o “marco zero” do empreendedorismo:
1) Empreendedorismo / Desenvolvimento de Ideias
Curso: Aprender a empreender
Objetivo: Conhecer as principais características que um empreendedor deve ter e aprender conceitos básicos de empreendedorismo, marketing e finanças. O curso é indicado para quem deseja abrir um negócio ou acabou de iniciar suas atividades.
Os três módulos contemplam:
- Mercado
- Finanças
- Empreendedorismo
2) Elaboração de Plano de Negócios
Curso: Como elaborar um plano de negócio
Objetivo: Auxiliar o pequeno empreendedor ou o microempreendedor individual (MEI) a abrir ou expandir seu empreendimento, oferecendo um passo a passo para a elaboração de um plano de negócios capaz de tornar a empresa mais resiliente, inovadora e competitiva.
Os dois módulos contemplam:
- Conceito de mercado
- Planejamento estrutural
3) Gestão Financeira e Fluxo de Caixa
Curso: Gestão Financeira
Objetivo: Compreender os conceitos fundamentais da gestão financeira e identificar sua aplicação na administração dos recursos do negócio.
Os quatro módulos contemplam:
- Separação entre finanças pessoais e empresariais
- Controle do fluxo de caixa e registros essenciais
- Planejamento financeiro com base em dados e indicadores
- Cálculo de custos e definição de preços
4) Marketing e Vendas para Pequenos Negócios
Curso: Comunicação no processo de vendas para pequenos negócios
Objetivo: Identificar os fundamentos da comunicação no processo de vendas e reconhecer sua importância na divulgação de produtos e serviços, bem como na decisão de compra dos consumidores.
Os cinco módulos contemplam:
- Comunicação estratégica para vender mais
- Técnicas de relacionamento digital e atendimento humanizado
- Estratégias de promoção e fidelização
- Uso de ferramentas como CRM
- Vendas on-line e ações de pós-venda
5) Gestão de Pessoas e Liderança
Curso: Gestão de Pessoas
Objetivo: Identificar conceitos fundamentais e estratégias essenciais de gestão de pessoas aplicáveis a micro e pequenas empresas, compreendendo sua importância para a organização e otimização das equipes.
Os módulos contemplam:
- Formação de equipes alinhadas ao negócio
- Estratégias para contratação com mais segurança
- Técnicas de comunicação que promovem engajamento
- Ferramentas para acompanhamento de desempenho
- Ações práticas para organização da equipe e melhoria de resultados
Serviço
Todos os cursos citados estão disponíveis na grade do Sebrae, na modalidade on-line (EAD), o que facilita o acesso de empreendedores em diferentes regiões.
Para mais informações sobre datas, turmas e inscrições, os interessados podem acessar o portal oficial do Sebrae ou entrar em contato com a unidade mais próxima.

