ASN MA
Compartilhe

ALI Rural leva soluções de inovação e conhecimento para produtores rurais na Baixada Maranhense

Em Pinheiro - MA, o Sebrae realiza encontro coletivo do segundo ciclo do programa ALI Rural, contabilizando bons resultados para o setor rural.
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA
Compartilhe

Acesso ao conhecimento e a soluções de inovação e a tecnologia de baixo custo, que fazem a diferença no dia a dia e no desempenho da propriedade rural, estão entre os principais resultados viabilizados pelo Sebrae, por meio do programa ALI Rural para produtores da Baixada Maranhense, região que detém excelente potencial para o desenvolvimento da agricultura e dos negócios ligados ao campo.

Equipe Sebrae, representantes do BNB e participantes do segundo ciclo do ALI Rural em Pinheiro, juntos cultivando ideias para colher sucesso

Produtores como Regina Ferreira, do município de Bequimão, contam que o programa tem trazido resultados muito positivos, melhorando o rendimento da propriedade, além de favorecer a troca e acesso ao conhecimento.

Ávida por conhecimento e oportunidade de compartilhar saberes com outros produtores e de aprender mais para melhorar o pequeno negócio rural, Regina conta que “o ALI Rural está surtindo um impacto significativo na minha propriedade, proporcionando, não apenas conhecimento prático e teórico, mas também incentivando uma visão empreendedora para a propriedade, troca de experiências e a interação com outros empreendedores rurais, possibilitando a criação de uma rede de contatos que resulta em parcerias e oportunidades de negócios interessantes. É muito bom!”, afirmou a produtora rural.

Participantes do primeiro ciclo do ALI Rural também estiveram presentes e receberam seus certificados

Encontro – Resultados como esses foram evidenciados durante o primeiro encontro coletivo do segundo ciclo do Programa ALI Rural (Agente Local de Inovação Rural), promovido pela Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro, no último dia 02 de agosto, no auditório do SENAC, em Pinheiro-MA.

O encontro contou com a presença de representantes do Banco do Nordeste, secretários municipais de Agricultura de várias cidades da Baixada e diversos produtores rurais da região.

“O ALI Rural trouxe um novo fôlego para o empreendedorismo rural na nossa região, promovendo capacitação, troca de experiências e o estímulo à inovação. O programa se mostra como uma ferramenta poderosa para impulsionar o desenvolvimento econômico e criar um ambiente propício para o crescimento dos negócios rurais, aliando conhecimento que ajuda a preparar o produtor para os desafios do mercado e contribuem para o fortalecimento da comunidade em que esses produtores estão inseridos”, enfatizou Raphaella Castro, analista técnica do Sebrae da UN Pinheiro.

Além de produtores rurais, também participaram do encontro, representantes do Banco do Nordeste e secretários municipais de agricultura da baixada maranhense

ALI RURAL: inovação para quem produz

Desenvolvido pelo Sebrae, o ALI Rural é voltado para o estímulo à inovação e ao empreendedorismo no setor rural, onde muitas vezes os recursos, acesso à inovação e oportunidades são escassos.

O programa oferece capacitação, mentoria e suporte técnico para produtores rurais, artesãos, agricultores familiares e outros empreendedores que atuam no meio rural, levando soluções de inovação e tecnologia de baixo impacto, promovendo melhorias de processos e otimização de recursos, contribuindo para melhoria do rendimento da propriedade rural.

Durante o encontro em Pinheiro, várias atividades da programação concorreram para promover a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes. Palestras, com temas de interesse do setor rural, foram ministradas por especialistas, abordando temas como acesso a linhas de crédito, mercado atual para produtos orgânicos e estratégias de vendas, além de boas práticas agrícolas.

Segundo ciclo – O segundo ciclo do projeto ALI Rural iniciou-se em abril, beneficiando cerca de 15 produtores dos municípios de Pedro do Rosário, Palmeirândia, Bequimão e Pinheiro, especificamente na cadeia de piscicultura, até agora já foram realizados quatro encontros com os produtores, sendo três individuais e este último, coletivo.

Além de produtores do segundo ciclo, foram reunidos outros produtores atendidos no ciclo anterior, para entrega dos certificados.

  • ALIrural
  • Empreendedorismo
  • Maranhão
  • Sebrae
  • UN Pinheiro