ASN MA
Compartilhe

ALI Produtividade encerra ciclo 2025 em Imperatriz e reforça impacto em pequenos negócios

Programa do Sebrae acompanhou 100 empresas na região e apresentou resultados no último encontro coletivo de 2025
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

A unidade do Sebrae Maranhão em Imperatriz encerrou, na última terça-feira (09), o ciclo 2025 do programa ALI Produtividade com a participação de empreendedores atendidos ao longo do ano. A iniciativa é voltada para aumentar a eficiência das empresas por meio de consultorias, metodologias e acompanhamento individualizado. A solução busca elevar a produtividade e a organização interna dos negócios, com foco em resultados concretos.

“Estamos finalizando o ciclo com apresentações dos resultados e convidando os empresários para uma palestra sobre Inteligência Artificial na prática”, destacou o analista do Sebrae, Ronaldo Spíndola, explicando ainda que o programa acompanhou 50 empresas no primeiro ciclo e outras 50 neste segundo com o objetivo de levar inovação para segmentos que ainda têm pouca familiaridade com tecnologias ou gestão estruturada.

Marcos Antônio Souza Nascimento, do setor de assistência técnica de equipamentos laboratoriais, conta que o programa ajudou a reorganizar funções internas. “Eu fazia tudo sozinho. Com as métricas que recebi, entendi que precisava delegar e focar mais na administração”, explicou. O empreendedor atua há 12 anos e abriu sua própria empresa há quatro anos.

O evento marcou também a finalização das consultorias e estudos realizados dentro das empresas ao longo de 2025. O programa se consolidou como referência regional, especialmente para pequenos negócios que enfrentam desafios de gestão e competitividade. “A ideia é que os empresários saiam preparados para tomar decisões estratégicas e ampliar resultados”, avaliou Ronaldo.

Com o encerramento, o Sebrae já trabalha no planejamento dos próximos ciclos da iniciativa em 2026, com a perspectiva de ampliar o alcance para mais municípios atendidos pela unidade de Imperatriz.

Com dois ciclos concluídos somando 100 empresas atendidas, o impacto começa a aparecer em indicadores de faturamento e eficiência operacional dentro dos negócios. (Sebrae / Divulgação)

Resultados no dia a dia

Entre os participantes, a percepção de melhoria é recorrente, como foi o caso do empresário Mauro Portugal, do segmento de distribuição de alimentos, ele afirma que os ajustes em gestão e depósito já refletem financeiramente. “Depois das mudanças que fizemos com base nas dicas, o meu faturamento veio a crescer”, disse. O empresário participa formalmente do mercado há cinco anos e afirma que pretende seguir aplicando o que aprendeu.

“Ele nos ajuda em vários aspectos, desde organização financeira até a disposição de produtos no depósito. Para uma pequena empresa, isso faz muita diferença”, acrescentou o empresário que conheceu o programa ao participar do encerramento do ciclo anterior e decidiu se inscrever ao ver relatos de outros participantes.

Além de orientar a organização interna, a metodologia utilizada busca desenvolver a cultura de inovação entre micro e pequenas empresas da região, o que inclui novas tecnologias e ferramentas de gestão. Com dois ciclos concluídos somando 100 empresas atendidas, o impacto começa a aparecer em indicadores de faturamento e eficiência operacional dentro dos negócios locais. O programa integra um conjunto de soluções da instituição para fortalecer o empreendedorismo na Região Tocantina.

A expectativa é que, com o avanço de temas como Inteligência Artificial na prática, o programa siga estimulando os negócios e a competitividade das empresas atendidas em Imperatriz e municípios vizinhos.

  • ALI Produtividade
  • Empreendedorismo
  • Inteligência Artificial
  • Sebrae
  • UNImperatriz