O Fórum Ações em Movimento, promovido pelo Sebrae Maranhão, reuniu esta semana, em Cururupu, atores da governança no Litoral Ocidental Maranhense para discutir a agenda de desenvolvimento regional. O encontro, que teve um dos principais temas os resíduos sólidos, é uma das ações do Programa LIDER: Territórios Empreendedores, um momento de avaliação dos avanços conquistados pelas lideranças da região e de traçar novas metas para avançar.
Estavam presentes representantes das cidades de Apicum Açu, Pinheiro, Guimarães, Cedral, Bacuri, Bequimão, Serrano, Cururupu e Mirinzal. O destaque do encontro foram os parceiros convidados que apresentaram projetos e ações de sucesso que tem potencial para o desenvolvimento local.
Compartilhamento de sabedoria e sucesso
Marilena Vieira Leite Souza – Presidente da COOPEMAR (Cooperativa de Coleta de Materiais Recicláveis do município de Coroatá/MA), foi uma das convidadas por ter a experiência de 16 anos em cooperativas, dos quais 9 anos são em Coroatá. Ela desenvolveu um projeto exitoso que retirou do estado de extrema vulnerabilidade social, 137 famílias que residiam dentro e nas imediações do lixão do município. Hoje essas pessoas conseguem sobreviver da reciclagem de forma digna.
“Me sinto muito feliz pelo convite. Estou partilhando nossa experiência da vivência no lixão, do diagnóstico das famílias, um trabalho que desenvolvemos no nosso município, como conseguimos essa conquista que foi a fundação da cooperativa de Coroatá onde conseguimos tirar todos os moradores do lixão das condições em que viviam. O que a gente espera é que outros municípios consigam desenvolver essa iniciativa que deu certo,” relatou Marilena.
Em relação aos resíduos sólidos foi discutida a construção de aterros sanitários que consigam comportar a grande demanda da região. “Esse é o momento de captar informações de ações que podem ser viáveis para serem colocadas em prática na nossa região. A questão dos resíduos vem sendo discutida com o intuito de viabilizar a implantação, mas para isso é necessário buscar o apoio do Governo Federal e Estadual, para viabilizar recursos, para que seja possível dar andamento em obras como essa,” disse o prefeito de Mirinzal, Amaury Almeida.
Um Ambiente Propício para a Conexão e a Colaboração
Além das palestras inspiradoras, o seminário proporcionou aos participantes um ambiente propício para a conexão e a colaboração. Através de dinâmicas interativas e networking direcionado, os líderes presentes puderam trocar ideias, estabelecer parcerias e explorar novas possibilidades de desenvolvimento para o território.
“O grande destaque de hoje é que além de fazer o monitoramento da agenda de desenvolvimento desse território do Litoral Ocidental, também temos aqui a busca de novas ações para serem implementadas, foi um dia muito rico com a participação de convidados, pessoas que já desenvolvem alguma ação que é reconhecida. Essas ações foram apresentadas com o intuito de gerar parcerias para a implementação na região,” contou Eulália Oliveira, facilitadora do Programa LIDER: Territórios Empreendedores.
“A pauta do dia são as oportunidades que estamos discutindo aqui sobre novas formas de avançar nessa agenda do LIDER, com a ajuda de parceiros para pôr em prática aquilo que vem sendo planejado. A ideia é continuar desenvolvendo o cenário econômico da região,” dise a Gerente da Unidade de NegócioS do Sebrae em Pinheiro, Nayara Moreira.
-
-