O Sebrae recebeu na noite de quinta-feira (21), no encerramento do 13º Congresso Maranhense de Recursos Humanos (Comarh), reconhecimento com troféus como apoiador do evento e pelo estande, para onde foram levados atendimento empresarial e soluções de apoio aos pequenos negócios, além da apresentação das melhores práticas de gestão de pessoas praticadas pela organização. E, além disso, a instituição foi vencedora da categoria Organização do Setor Público, do Prêmio Ser Humano, com o case “Espaço do Colaborador”. O Comarh ocorreu nos dias 20 e 21 de setembro, no Multicenter Sebrae.
Para marcar o encerramento dos dois dias de congresso, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) promoveu a entrega do Prêmio Ser Humano, no qual o Sebrae obteve o primeiro lugar com o projeto Espaço do Colaborador. O prêmio se consolidou como instrumento de valorização das melhores iniciativas dedicadas ao desenvolvimento das pessoas dentro e fora das organizações.
“O troféu é um estímulo ao pensamento criativo e à identificação de novos talentos, que demonstram dedicação, inovação e compromisso. O papel dos Recursos Humanos é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. E todos que se destacaram nesse campo tão importante foram premiados”, declarou o diretor do Prêmio Ser Humano, Miguel Abdalla.
Já a diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Edila Neves, reforçou a honra de receber os troféus e o prêmio. “Um congresso como o Comarh agrega ideias e conceitos novos, e o Espaço do Colaborador do Sebrae é um ambiente que a entidade estrutura, em todos os grandes eventos que realiza. É um espaço que acolhe o colaborador, quando damos o suporte físico, pois há massagistas, música e comida. É uma forma de que ele descanse da melhor forma e sinta-se valorizado. Nos sentimos honrados de ser uma instituição que apoiou o congresso e de termos sido premiados no Prêmio Ser Humano”, declarou Edila Neves.
Painel Transformação do Entorno
No primeiro dia do congresso, na quarta-feira (20), a analista técnica do Sebrae, Danielle Abreu, mediou o painel “Economia Criativa – Como os RH’s e suas Organizações podem contribuir para a transformação social nas comunidades do entorno?”. Os painelistas foram o psicólogo Lucas Foster, a quilombola Elivânia Estrela Aires, e o consultor e mentor de Estratégias de Negócios e Comunicação Elber Abreu. “Foi um momento em que trouxemos cases para a roda de conversa, como o Mobiliza SLZ (em São Luís), e o Dia Mundial da Criatividade, evento nacional. Sempre é muito bom difundir o conceito de economia criativa ainda pouco conhecido no Maranhão”, frisou Danielle Abreu.
Palestra: Liderança Feminina nas Organizações
A palestra foi mediada pela diretora Administrativa Financeira do Sebrae, Edila Neves. E, a palestrante foi a psicóloga Roberta Barbosa. “A palestra teve um tema que atualmente está muito em alta, que é o papel da mulher nas organizações”, destacou Edila Neves. “Participar do Comarh, por meio dessa palestra foi uma honra, pois sou mulher e mãe, e precisamos fortalecer o papel da mulher em empresas e, principalmente, chamando para uma ação, de que todos juntos possamos mudar a velocidade da presença feminina nas instituições, pois caso permaneça nessa mesma velocidade, somente em 131 anos é que teremos a desejada equidade de gênero”, disse Roberta Barbosa.
Dados do Fórum Econômico Mundial 2023, mostram essa realidade, ao evidenciar que são necessários 131 anos para se alcançar a equidade de gênero.