Cerca de 150 empreendedores do setor rural de São Luís receberão atenção especial do Sebrae MA com o Negócio Certo Rural (NCR), solução vinculada ao Programa Cidade Empreendedora.
O desafio é fazer com que trabalhadores rurais ampliem o quantitativo de produção e atuem com uma visão mais empreendedora na gestão de suas propriedades rurais. A iniciativa decorre de parceria entre a Prefeitura de São Luís, por meio Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), e o Sebrae.
Em maio deste ano, a Prefeitura de São Luís lançou o Programa de Aceleração da Produção Agroecológica, também chamado de Corredor da Produção. Cinco cadeias produtivas foram priorizadas nesse trabalho: mandiocultura, fruticultura, olericultura, piscicultura e ovinocaprinocultura. Dessas cadeias, foram definidas pela equipe técnica da Semapa as regiões geográficas para atuação a partir de critérios técnicos, levando em consideração a aptidão produtiva e o perfil dos produtores.
-
Hugo Barbosa de Assunção, que é superintendente de Produção Agropecuária e Pesca da Semapa, disse que foram listados mais de dois mil microprodutores rurais. Desse total, 900 já foram cadastrados no Corredor da Produção. “O cadastro contempla pessoas que cultivam e têm aptidão para o negócio, que estão recebendo insumos como adubo químico e capacitação, além do acompanhamento na venda de seus produtos em feiras e supermercados da cidade. Desse grupo virão os 150 que serão beneficiados com o Negócio Certo Rural”, informou Hugo Barbosa.
Durante o NCR, o produtor rural recebe conteúdos que permitem realizar um diagnóstico da propriedade, elaborar um plano de negócio, analisar viabilidade do empreendimento, ou ainda pensar em uma gestão com mais controles e visão empreendedora, tudo isso aliado ao acesso a consultorias técnicas para melhorias na produção e do melhor aproveitamento dos recursos da propriedade.
Palestra na Expoema marca o início das atividades
Na manhã de sexta-feira (8), no stand da Semapa instalado na Expoema, o Sebrae deu início às ações. O momento foi marcado por uma palestra para produtores de mandiocultura, contemplados pelo programa. Em São Luís, essa ação está contemplada no Programa Cidade Empreendedora, tendo como parceiro executor o Senar. “Nós contratamos o Senar para capacitar os produtores rurais, nessa metodologia, que deve se refletir em melhorias no desempenho da propriedade rural”, frisou a coordenadora de Desenvolvimento Setorial do Sebrae, Larissa Leite.
A palestra foi ministrada pela consultora Leonor Viana de Oliveira Ribeiro. “Os produtores estão recebendo orientações sobre como desenvolver a melhor gestão de suas propriedades rurais. Essa capacitação foca o produtor que produz em pequena ou larga escala, mas não consegue gerir de forma estratégica, pois ainda não entendeu que sua propriedade é uma empresa”, destacou Leonor.
Claudete Pereira de Oliveira, conhecida como Gorda, de 55 anos de idade. Claudete é moradora da comunidade Cajupary , na zona rural de São Luís. Ela informou que tem vários empreendimentos de agricultura familiar, sendo que um deles é a plantação de mandioca. Para ela, o NCR traz novos horizontes. “Eu vim buscar mais conhecimento. Pois, para gerir o meu negócio, eu preciso de apoio, que tenho conseguido com a Semapa e o Sebrae, e de conhecimento que me permita crescer ainda mais”, declarou ela.
-
-