ASN MA
Compartilhe

Palestras e painéis com foco na inovação marcaram o primeiro dia do Nordeste ON, em São Luís. Evento prossegue até amanhã, dia 2 de junho,
Por Luarene Leite
ASN MA
Compartilhe

A experiência da Vale na estruturação de hubs internos e externos de inovação e a atuação da Agência de Inovação Marandu, vinculada à Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, foram evidenciadas em painel realizado na programação do Nordeste ON, hoje, 1º de junho. O tema foi tratado no painel “Parceiras para alavancar ecossistemas de inovação”, realizado no Espaço João Berto, com participação de técnicos da Vale e da Agência de Inovação Marandu, da UEMA.

Representantes da Vale e da Agência Marandu, da UEMA, debatem parcerias como instrumentos de fortalecimento de ecossistemas de inovação. 

Entendido como um ambiente colaborativo fundamental para a criação de novas tecnologias e negócios, os ecossistemas de inovação reúnem segmentos como aceleradoras, startups, fundos de capital, parques tecnológicos, grandes empresas, associações, governo e universidades.

O desafio de fortalecer e gerar prosperidade e negócios nesses ambientes passa pela capacidade de geração de parcerias, conforme defenderam os painelistas. Parcerias, essas, muitas das vezes não financeiras, mas decorrentes da soma de esforços para o alcance de objetivos comuns.

Falando sobre a experiência da Marandu, o professor Roberto Serra, presidente do agência, lembrou a necessidade de uma sinergia entre os diversos atores do ecossistema local e o compartilhamento de esforços. Segundo ele, é preciso compreender que, isoladas, essas forças têm limitações que, atuando em conjunto, podem ser superadas, trazendo maturidade e perenidade para o ecossistema. “Isolados, temos limitações. Juntos, ampliamos a nossa capacidade de gerar soluções para o desenvolvimento regional e local”, disse ele.

Falando sobre as experiências da Vale na estruturação de seus ambientes interno e externo de inovação, Greyce Franzmann (líder de projetos de Inovação), Fernanda Furtado (analista operacional) e Crisley Pacheco (líder de Hubs de Inovação), em debate mediado por Ariana Pimentel, da Agência Marandu, relataram a trajetória recentes da empresa, frisando as articulações com o ecossistema local, especialmente a academia, representada no painel pelo professor Roberto Serra.

Com seu hub externo recentemente inaugurado (18 de maio último), a Vale tem buscado essa sinergia com o ecossistema local, especialmente com a universidade e o setor industrial, paralelamente à estruturação do chamado hub interno. “A empresa reconhece a importância da conexão com os ecossistemas locais e das conexões internas para levar a inovação para a Ferrovia. Nessa perspectiva, estamos atentos aos movimentos de inovação e a startups que podem agregar soluções inovadoras às nossas operações”, ressaltou Fernanda Furtado.

Ainda no sentido de fortalecer a inovação na região Nordeste, hoje a programação do NEON trouxe a Rodada de Negócios da Bossanova Investimentos, reunindo em sessões de piches startups aceleradas pelo Sebrae, para apresentação de suas ideias de negócios e captação de investimentos.

No ringue montado no Pavilhão Multicenter Negócios e Eventos, startups participam da Rodada Bossa Nova Pass, apresentando suas ideias de negócios. 

Também destaque para a primeira rodada do Desafio Sebrae Like a Boss, que reuniu 11 startups do Maranhão em um ringue montado em pleno Pavilhão do Multicenter Negócios e Eventos. E, ainda, a palestra “Conheça as comunidades de inovação maranhenses e conecte-se com o poder da colaboração”, no Sebraelab, com participação de Lai Amorim (Comunidade Soluíses).

NEON – São patrocinadores do evento, a Equatorial Energia, Vale, Grupo Mirante – Aduela Ventures, Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia – AMAZ Aceleradora, Avant Soft, Ocalev Villar Modesto Eng. e Tecnologia, Remessa Online, WOW, Onfly SA, Learning Village, Zoho, EMBRAPII, AJE/MA, Starbem, 49 Educação, Dell, Safie Tecnologia, Hub Fucape, Bossa Nova Investimentos, Solouises, E+ Reciclagem, STARTUPI, IEMA e CDL São Luís. São parceiros do evento, a G7 – Cooperativa de Turismo e a startup Compensei.

Estão apoiando a realização do NEON, o Sistema Fiema-Senai, a Startup Moozk (apoio cultural) Alumar, FINEP, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECTI, Agência Marandu (UEMA), UEMASUL, Fapema, Fecomércio/MA e mais a AB Startups, com apoio institucional.

Para saber mais detalhes da programação de conhecimento (palestras, painéis, workshops e eventos paralelos), fundos de investimentos e corporações participantes, os interessados devem consultar o site nordesteon.com.