ASN MA
Compartilhe

21ª edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios celebra a força do empreendedorismo feminino no Maranhão

Iniciativa do Sebrae reconhece o talento e a dedicação de mulheres que transformam a realidade de suas comunidades por meio do empreendedorismo.
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

Reafirmando seu compromisso com a valorização do empreendedorismo feminino, o Sebrae Maranhão realiza, no dia 20 de agosto, às 19h, a 21ª edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, em São Luís (MA). A iniciativa celebra o talento e a dedicação de mulheres que transformam a realidade de suas comunidades por meio do empreendedorismo, reconhecendo essas trajetórias inspiradoras e dando visibilidade ao protagonismo feminino nos negócios.

Em 2025, o Maranhão conquistou um feito inédito no Prêmio: o Estado foi o campeão no número de inscrições na região Nordeste e o segundo no país, logo após São Paulo, alcançando o recorde de 438 inscrições validadas. A Diretora de Administração e Finanças do Sebrae Maranhão, Edila Neves, destaca que a iniciativa não apenas reconhece histórias de sucesso, mas também contribui para inspirar outras mulheres a seguirem os passos dessas empreendedoras.

“Em sua 21ª edição, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é reconhecido como uma das estratégias da nossa instituição em valorizar a mulher empreendedora, que lidera negócios no Maranhão, fortalecendo o empreendedorismo feminino e o engajamento da mulher na cadeia produtiva. Ao destacar histórias inspiradoras de superação, liderança e coragem, reafirmamos o compromisso do Sebrae em apoiar essas mulheres que transformam sonhos em realidade e contribuem para o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado”, afirmou.

O Maranhão é o estado campeão no número de inscrições na região Nordeste na premiação deste ano. (Sebrae/Divulgação)

Vilena Silva, CEO da startup Compensei, participa pela primeira vez do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios neste ano. O empreendimento oferece serviços de descarbonização a empresas, instituições públicas e eventos, facilitando a medição, o monitoramento e a compensação de emissões de carbono por meio de uma plataforma digital. Para a empreendedora, o Prêmio representa uma importante vitrine do empreendedorismo feminino no Maranhão.

“Decidi participar do Prêmio por acreditar na importância de dar mais visibilidade às mulheres que atuam com inovação e projetos de impacto. Sinto orgulho do que construí à frente da Compensei, mas sei que não estou sozinha. Muitas pessoas caminham comigo nessa jornada, especialmente mulheres que contribuem para democratizar a ação climática e deixar um legado positivo para a sociedade”, disse Vilena.

Vilena Silva, CEO da startup Compensei, participa pela primeira vez do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios em 2025. (Divulgação)

Categorias e premiação

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é composto por três etapas: estadual, regional e nacional. Neste ano, no Maranhão, serão premiadas mulheres que lideram quatro tipos diferentes de de negócios, correspondentes às categorias Pequenos Negócios; Ciência e Tecnologia; Microempreendedora Individual (MEI) e Produtora Rural. Cada modalidade terá três vencedoras, que serão contempladas com troféus nas colocações ouro, prata e bronze.

Após passarem pela fase regional, as empreendedoras serão automaticamente classificadas para a etapa nacional e receberão uma viagem exclusiva para o evento de premiação, previsto para outubro de 2025, em Brasília (DF), além de terem a oportunidade de participar de uma missão técnica de capacitação na cidade de Florianópolis (SC). Ao final, serão escolhidas até 15 vencedoras nacionais (ouro, prata e bronze), que receberão de R$ 10 mil a R$ 30 mil, capacitação do Empretec e mentoria on-line.

  • Empreendedorismo feminino
  • Maranhão
  • Premiação
  • Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
  • Sebrae