ASN MA Atualização
Compartilhe

Trilha de Liderança encerra ações de empreendedorismo feminino na região pré-amazônica em 2023

Durante todo o ano, o Sebrae Maranhão ofertou cursos, palestras, oficinas, consultorias e conexões a nível nacional a empreendedoras locais
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA Atualização
Compartilhe

Com o intuito de impulsionar o empoderamento das mulheres, criar oportunidades e proporcionar suporte para que elas possam expandir seus empreendimentos, o Sebrae Maranhão realizou a Trilha de Liderança Feminina. O evento reuniu mulheres das cidades de Açailândia, Bom Jesus, Buriticupu, Cidelândia e São Pedro, em cinco encontros, no período de outubro a dezembro deste ano.

Participantes receberam certificado de conclusão da trilha de liderança feminina que contou com cinco encontros.

A trilha marcou, ainda, o encerramento de uma série de iniciativas do Sebrae voltadas para o fortalecimento do empreendedorismo feminino na região pré-amazônica. A empreendedora Juliana Nascimento foi uma das participantes do evento e para ela esse momento trouxe impactos positivos na vida pessoal e profissional.

“Boa parte das expectativas foram alcançadas. Não é fácil fazer o autoconhecimento, como também sobre a autorresponsabilidade, padrões, entre outras coisas. Todas elas influenciam na nossa liderança, na gestão dos nossos próprios empreendimentos. Estou muito feliz por essa oportunidade e com os impactos que causará na minha vida”, explicou.

Para Suellen Lopes, percorrer a trilha de liderança também foi um divisor de águas, permitindo-a a acessar bloqueios que travavam seu próprio desenvolvimento. “Tive a oportunidade de mergulhar e resolver muitas questões que estavam me impedindo de dar o próximo passo em minha carreira profissional e outras áreas da minha vida. Só amamos de fato o que conhecemos e o caminho do autoconhecimento foi libertador, grandioso, profundo e com certeza permanente. Estou muito grata e orgulhosa de mim mesma por ter me permitido trilhar esse caminho”, comemora.

Trilha reuniu mulheres de Açailândia, Bom Jesus, Buriticupu, Cidelândia e São Pedro da Água Branca.

AÇÕES – Durante todo o ano, as mulheres tiveram acesso a consultorias coletivas e outras capacitações por meio dos núcleos de empreendedorismo feminino. “Foram abordados temas sobre gestão financeira, marketing, vendas, por exemplo. Mensalmente, os núcleos foram atendidos com consultoria coletiva. Além disso, promovemos oportunidades de participações nas ações Sebrae, incluindo cursos, palestras, oficinas e consultorias individuais”, destacou a analista do Sebrae, Sara Cristina Rocha

Outra marca importante foi a realização das feiras de negócios, que é uma oportunidade de fomento da economia local e de networking para as empreendedoras. “Tivemos as feiras de Cidelândia e Buriticupu em que reuniram cerca de 80 mulheres atendidas por meio dos núcleos”, explicou Breno Soeiro Gerente do Sebrae em Açailândia.

Além do impacto regional, a Unidade de Negócios promoveu conexões em âmbito nacional, proporcionando oportunidades de networking no Festival Rede Mulher Empreendedora e no Encontro Nacional de Mulheres do Agronegócio. “Essas ações colaborativas representam um avanço significativo no estímulo e apoio ao empreendedorismo feminino, demonstrando a força e determinação das mulheres na construção de negócios sólidos e inclusivos na região”, pondera Soeiro.

Confira abaixo alguns dos eventos realizados ao longo do ano, que trouxeram novas perspectivas para a mulher empreendedora da Pré-amazônica maranhense:

  • Caravana para o Nordeste ON, o maior evento de startups do Nordeste;
  • Semana MEI com palestras e oficinas simultaneamente em municípios da regional;
  • Encontro Empresarial de Açailândia, com a palestra Mulheres que Inspiram;
  • Feiras de Negócios em Cidelândia e Buriticupu;
  • Participação no Festival Rede Mulher Empreendedora, em São Paulo;
  • Caravana de Açailândia e Imperatriz para o Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio, em São Paulo;
  • Consultorias coletivas mensais;
  • Cursos de atendimento, marketing, gestão e outros.

  • #empreendedorismofeminino
  • Sebrae