Analisar os avanços das cadeias produtivas nos municípios e dialogar sobre os desafios, foram um dos objetivos do III Fórum de Secretários de Agricultura da Região Pré-Amazônica, que ocorreu na última sexta-feira, 17, na cidade de São Pedro da Água Branca, com a presença do Sebrae, por meio da Unidade Regional de Açailândia, representantes do poder público e produtores rurais.
Durante o evento, o gerente regional do Sebrae, Breno Soeiro, apresentou ações realizadas para o fortalecimento das cadeias produtivas na região, a exemplo dos resultados a partir de técnicas na produção de leite, e o pacote AgroNordeste para o desenvolvimento urbano e rural, que visa ampliar o potencial dos empreendedores rurais, diversificando os mercados.
“O fórum é um instrumento importante para que os municípios possam buscar soluções para superar as dificuldades, melhorar e aumentar a produção. E nós, enquanto Sebrae, por meio dos nossos projetos fortalecemos os pequenos negócios rurais, consequentemente a economia local. Aqui foi apresentado um plano do Agro, que contempla consultorias, capacitações, selo de inspeção, orientações tecnológicas, ou seja, assistência técnica para contribuir com os produtores”, explicou.
A Região Pré-Amazônica reúne os municípios de São Pedro da Água Branca, Cidelândia, São Francisco do Brejão, Açailândia, Vila Nova dos Martírios, Itinga, Buriticupu e Bom Jesus das Selvas. Para a secretária de agricultura de São Pedro da Água Branca, Sônia Maria, unir estes municípios é desenvolver suas potencialidades.
“Fizemos explanação das nossas dificuldades, deliberações em prol do fortalecimento da nossa agricultura nesses oito municípios que compreendem a Pré-Amazônica e de forma conjunta buscamos as soluções. Sejam nas cadeias de produção de leite, horticultura, pesca e outros, olhando o forte de cada município. E ter parceiros que nos ajudam nisso, a exemplo do Sebrae, é muito importante”, pontua.
O secretário-adjunto de relações institucionais da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), Valdinar Barros, destacou a importância de “trabalharmos as políticas públicas de mãos dadas para ajudar os agricultores, ouvindo as demandas e apresentando as soluções a cada município”, disse ele.
As deliberações do fórum serão documentadas e protocoladas junto aos órgãos competentes. O próximo fórum de secretários de agricultura da região ocorrerá em maio, na cidade de Açailândia.
Cidade Empreendedora
Visando fortalecer ainda mais o desenvolvimento econômico local, o Sebrae e o município de São Pedro da Água Branca, durante o fórum de secretários, firmaram mais uma parceria, com a assinatura do termo de adesão ao Cidade Empreendedora para o ciclo 2023 e 2024.
“Esta assinatura é muito representativa para nós, pois impacta diretamente na geração de emprego e renda na nossa cidade. E para isso contamos com a parceria do Sebrae, trazendo soluções inovadoras aos nossos empreendedores”, destacou a prefeita Marília Gonçalves.
O Município de São Pedro da Água Branca é o primeiro da Região Pré-Amazônica a assinar o termo de adesão ao Cidade Empreendedora, programa do Sebrae que tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos, aprimorando o ambiente de negócios.