A Unidade do Sebrae em Imperatriz apresentou o Desafio Liga Jovem a professores, gestores escolares e estudantes das cidades de Imperatriz, João Lisboa, Edison Lobão e Ribamar Fiquene. A ação ocorreu na última sexta-feira (12), com o objetivo de explicar cada fase do projeto e motivar a participação da comunidade escolar da região, fortalecendo o desafio no Estado.
Dedicado à resolução de desafios das comunidades ou escolas em que os alunos estão inseridos, as inscrições para o Liga Jovem seguem até o dia 7 de junho e podem participar estudantes do ensino fundamental, médio, superior e tecnológico, acompanhados de um professor. Não tem limite de equipes por escola, mas em todo o Maranhão o Sebrae disponibilizou 4 mil vagas. As inscrições devem ser feitas através do endereço: https://www.desafioligajovem.com.br/
Bastante motivada, a gestora pedagógica da Escola Municipal Frei Tadeu, em Imperatriz, Francisca Valberne, destacou que pretende escrever no mínimo seis turmas no Desafio Liga Jovem. Para ela, esta é uma oportunidade não só de ganhar o prêmio, mas também uma experiência que visa o desenvolvimento pessoal dos participantes.
“É uma forma de incentivo não só para o nosso município, mas algo que vai expandir para todo o Brasil, incentivando os nossos jovens a pensar em problemas locais e se empenhar na resolução deles, de forma criativa e tecnológica. O Sebrae tem tido esse olhar inovador, empreendedor, assim proporcionando aos nossos jovens a oportunidade de mostrar o seu talento, a sua capacidade de poder desenvolver um projeto tão grandioso”, pontua Francisca Valberne.
Quem já está ansiosa pelas fases da competição é a estudante Yonnara Lawren da Silva Souza, do oitavo ano da Escola Nicolau Dino, localizada em João Lisboa. “Ah, eu estou muito animada para participar, já pensando nas etapas, que inclusive achei muito interessante e me chamaram atenção. Vi que a partir disso eu posso ir construindo a minha carreira profissional aos poucos e que venha o desafio”, comemorou.
“Nossa proposta foi realmente trazer os envolvidos nesse processo, tanto da rede pública quanto privada para motivar, tirar dúvidas, explicar como fazer a inscrição, as regras, as fases. É muito satisfatório ver que conseguimos reunir mais de 80 pessoas e ver a motivação de quem veio. Já alguns dias, visitamos as escolas, fizemos uma pré-apresentação, convidamos, e hoje aconteceu a apresentação oficial”, explicou a gestora da Educação Empreendedora da Unidade do Sebrae em Imperatriz, Dideia Torres.
O que é o Desafio Liga Jovem
É uma competição gratuita entre equipes de estudantes de todo o Brasil, com o desafio de resolver um problema das suas escolas e/ou comunidades, usando tecnologia!
A tecnologia vai muito além do digital, pode ser site, redes sociais, apps, jogos, mas também pode ser analógica, como formas de produção, metodologias, ou o que mais sua imaginação deixar
Quem pode participar?
Podem participar os estudantes regularmente matriculados em 2024 do ensino:
• Ensino Fundamental – anos finais (8º e 9º anos)
• Ensino Médio (qualquer ano)
• Educação Profissional (qualquer ano)
• Educação Superior (bacharelados, licenciaturas ou tecnólogo)
Podem se inscrever estudantes de instituições públicas e privadas de todo o Brasil, em qualquer curso autorizado pelo MEC. As equipes devem ser formadas por no mínimo 2 (dois) e no máximo 5 (cinco) integrantes e um professor orientador.
Prêmio
Os vencedores podem ganhar viagens nacionais e internacionais, celular, notebook e outros.