O Sebrae Maranhão, em parceria com o governo do Estado, deu um grande passo em direção ao fortalecimento do empreendedorismo no Maranhão nesta quarta-feira (31), com a inauguração da 165ª Sala do Empreendedor. O Espaço foi inaugurado em Cachoeira Grande e, em Axixá, houve a reativação da Sala do Empreendedor do município, ampliando o suporte e desenvolvimento de negócios locais através destas instalações estratégicas.
As Salas do Empreendedor, conhecidas por serem pontos centrais para o atendimento, capacitação e orientação aos empreendedores, são essenciais para o desenvolvimento dos negócios na região. “Com a Sala do Empreendedor de Cachoeira Grande, finalizamos o ciclo dessas entregas aos 70 municípios que aderiram ao terceiro ciclo do Programa Cidade Empreendedora, uma parceria robusta e fundamental entre o Governo do Estado do Maranhão e o Sebrae”, afirmou Karina Fonseca Lima, subsecretária de Estado da Indústria e Comércio. “Isso significa não apenas a promoção do empreendedorismo, mas também a ampliação da capacidade de geração de emprego e renda no interior do nosso Maranhão”, ressaltou.
“Com a reabertura da Sala do Empreendedor em Axixá e a inauguração da 165ª Sala em Cachoeira Grande, estamos concluindo com sucesso este ciclo do programa Cidade Empreendedora. Agora, cada um dos municípios participantes das edições de 2023 e 2024 está equipado com sua própria Sala do Empreendedor, simbolizando um marco em nossa missão de fortalecer o empreendedorismo no Maranhão. Este é um sucesso total, uma prova viva de nosso compromisso e eficácia em apoiar o crescimento e desenvolvimento dos nossos empresários locais”, avaliou Albertino Leal, Superintendente do Sebrae no Maranhão.
Impacto e Futuro
O Programa Cidade Empreendedora visa aprimorar a gestão pública e impulsionar as micro e pequenas empresas, levando em consideração as particularidades de cada localidade. Durante o ciclo 2021/2022, o programa contribuiu para a abertura de mais de 31,1 mil novos negócios, demonstrando seu impacto positivo na economia local.
Além de fomentar a abertura de novos negócios, o programa tem se destacado pela simplificação da burocracia e pela redução de prazos para a abertura de empresas. “Estamos muito felizes com o trabalho que está gerando resultados positivos para a população de todo o Maranhão”, avaliou Albertino Leal.
A iniciativa do Sebrae e do Governo Estadual é um exemplo para o país e reafirma o papel crucial do Sebrae no fomento ao empreendedorismo no Maranhão, promovendo um ambiente mais favorável ao surgimento de novos empreendimentos e à melhoria do ambiente de negócios nos municípios participantes.
Programa
O programa Cidade Empreendedora busca aprimorar a gestão pública e impulsionar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas, levando em consideração as particularidades de cada localidade. O projeto tem se mostrado um catalisador do crescimento econômico e do empreendedorismo no estado do Maranhão. Durante o ciclo 2021/2022, mais de 31,1 mil novos negócios foram abertos, demonstrando o impacto positivo do programa na economia local.
Além de fomentar a abertura de novos negócios, o programa se destacou pela simplificação da burocracia e pela redução de prazos para a abertura de empresas, promovendo um ambiente mais favorável ao empreendedorismo e estimulando o surgimento de novos empreendimentos. Isso contribuiu para a melhoria do ambiente de negócios e para a geração de empregos nos municípios participantes.
-