O município de Carolina sediou a 1ª Exposição de Carolina (Expo Carolina), evento que contou com uma programação diversificada. Com um rebanho bovino de 142.938 cabeças, conforme dados do IBGE de 2022, Carolina conta com uma pecuária tanto para gado de corte quanto na produção leiteira. O evento, que encerrou neste domingo (02), contou com exposição de animais, programação técnica e cultural nos quatro dias da exposição.
O Sebrae foi um dos apoiadores, oferecendo palestras e orientações voltadas para a capacitação dos produtores da região, focados na gestão reprodutiva da bovinocultura de corte e leite. Esta atividade também faz parte das ações do Projeto Produzindo e Empreendendo: transformando produtores em Empresários Rurais. A iniciativa faz parte do Eixo Incluir do Pacto PCI (Produzir, Conversar e Incluir) da região de Balsas, capitaneada pela IDH, fundação voltada para promover o comércio sustentável
Durante as palestras foram destacados alguns erros na gestão reprodutiva de bovinos. Muitas vezes os produtores pensam que qualidade genética é a única vertente definidora do rendimento.
Dessa forma, a gestão mais eficiente tem que levar em consideração uma série de fatores que foram abordados nas palestras, entre eles, destaca-se adequação da nutrição, espécies mais adequadas e principalmente, o entendimento das especificidades dessa produção como negócio.
Entre os participantes, Layana Ferreira, produtora e estudante de técnica agropecuária no Tocantins, participou do leilão e das palestras oferecidas na Expo Carolina. Ela destacou a relevância do conhecimento adquirido. “Muita gente acredita que a bovinocultura leiteira é simples, mas não é só comprar a vaca e colocar no pasto. As palestras mostraram a importância da gestão dos recursos”, comentou Ferreira.
A Expo Carolina marcou a retomada das exposições agropecuárias na cidade, um evento que não era realizado há anos. O presidente do Sindicato Rural de Carolina comemorou a realização. “Estamos felizes com essa retomada. Destacamos o apoio do Sebrae e de outros parceiros. Aqui, é importante frisar que mais do que uma festa, a exposição oferece capacitação e orientação técnica”, disse.
Hiago Aravena, gestor do Sebrae em Balsas, ressaltou a importância da participação do Sebrae no evento. “Essa é uma oportunidade de apresentar algumas soluções do Sebrae para os produtores. Pensamos em uma programação voltada para bovinocultura por conta da forte presença de produtores na região de Carolina”, afirmou Aravena.