Mais de 80 mulheres negras da zona urbana e rural de Itapecuru Mirim participaram de um momento único de aprendizado e troca de experiência: a “Roda de Conversa- História de Mulheres Negras Empreendedoras”. A ação aconteceu na última segunda-feira, 13, na Casa de Cultura Professor João Silveira. A roda foi promovida pelo Sebrae e Prefeitura de Itapecuru Mirim, por meio das Secretarias de Igualdade Racial, de Cultura e da Sala do Empreendedor, em parceria com o SICOOB e o IFMA.
A Roda de Conversa destacou falas de empoderamento feminino, mostrando a história de lutas e conquistas de mulheres negras. A empreendedora Antônia Vieira, gestora da Agroindústria de Derivados do Babaçu, do Quilombo Pedrinhas, foi uma das mulheres que participou da ação e falou sobre o trabalho de luta das quebradeiras de coco e a oportunidade de empreender na agroindústria.
“Hoje somos dezenas de mulheres que empreendem produtos feitos à base do coco babaçu. Somos mulheres empoderadas e temos muito orgulho de dizer que somos empreendedoras do coco babaçu. Esse momento foi muito importante para mostrar e valorizar o trabalho da mulher preta, e também para inspirar outras mulheres”, disse a gestora.
“Este evento é fruto de um trabalho que o Sebrae vem desenvolvendo com essas mulheres, capacitando e apoiando ações que dão visibilidade a sua história, fazendo com que elas saiam do anonimato e passam a refletir, agir e assumir seu papel de empreendedoras dentro da comunidade”, destacou a gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Chapadinha, Rosa Amélia Borges.
A programação contou também com palestra sobre “Empreendedorismo e Empoderamento”, apresentações culturais e uma exposição de produtos do Extrativismo local e Artesanato. “Estamos felizes em promover esse momento junto com o Sebrae, dando vez e voz às mulheres empreendedoras negras, mostrando a força do empreendedorismo”, destacou o vice-prefeito de Itapecuru Mirim, Maurício Nascimento.
-