Promover a gastronomia local, aumentar a visibilidade dos empreendimentos turísticos, gerar aumento de vendas e o reconhecimento dos melhores estabelecimentos de Santa Inês no quesito gastronomia são os objetivos do I Circuito Gastronômico, organizado pelo Sebrae Santa Inês, com data prevista para a primeira quinzena de julho. O Circuito foi apresentado a empreendedores da área da gastronomia nesta segunda-feira (29), no Salão de eventos do restaurante Hellena Bistrô, durante a realização do Happy Hour Empresarial de Santa Inês.
Na ocasião, o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Santa Inês, Maurício Lima destacou a importância do evento para o empreendedor da região. “O circuito gastronômico foi pensado como estratégia para explorarmos e apreciarmos a diversidade da culinária local. Isso permite que as pessoas experimentem diferentes sabores, pratos e técnicas de cozinha em vários restaurantes e estabelecimentos locais. Além disso, é uma oportunidade de apoiar os negócios locais”, explicou ele.
Ele destaca também a valorização dos produtos locais, incentivo à sustentabilidade e o apoio à economia da região. “O Circuito tem a função de impulsionar o setor gastronômico e turístico, atraindo mais visitantes e gerando benefícios econômicos para a comunidade”, acrescenta o gerente.
Iniciativa pioneira – A ideia do I Circuito Gastronômico é que o estabelecimento participante, crie ou apresente um prato especial para o evento, que será oferecido em menu exclusivo durante o período do evento (em julho, na alta temporada turística). Um júri especializado e o público votam nos melhores pratos e estabelecimentos em diversas categorias.
Gerente do Sebrae Santa Inês, Maurício Lima, explica benefícios do projeto aos empreendedores
“A gente vê muitos eventos assim no Sul do país, em cidades como São Paulo e Santa Catarina. É uma surpresa termos um evento assim na nossa cidade. Através do turismo gastronômico, podemos atrair vários negócios e isso, com certeza, vai incrementar a economia local. O turista não vem só para passear, viajar ou alguma coisa assim, mas também para conhecer a nossa culinária regional”, afirma o empreendedor Eronildes Custodio.
Como participar – Poderão participar do Circuito, Microempreendedor Individual (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) formalizadas, locais e que tenham participado em todas as ações que antecederam ao Circuito (consultorias, capacitações e etapas do evento).
Além disso, os interessados devem assinar termo de adesão/compromisso com autorização de uso de imagem, apresentar os dados e informações dentro dos prazos, fornecer o prato para foto, bem como, a ficha técnica do mesmo, para divulgação do Circuito Gastronômico. Os valores das inscrições são facilitados, sendo ME e EPP, no valor em três vezes de R$ 166,33; já para microempreendedores individuais, a inscrição será no valor de três vezes de R$ 99,66.
“Vai ser tudo de bom, porque nós não tínhamos esse conhecimento de Turismo Gastronômico aqui em Santa Inês; então, vai ser uma oportunidade muito boa para nós empreendedores essa parceria com o Sebrae. Vai chamar muita atenção das pessoas, até mesmo de cidades vizinhas”, afirma a empreendedora Joselma Lucena.
Contrapartida – Os empreendedores participantes do I Circuito Gastronômico de Santa Inês receberão do Sebrae capacitação e consultorias gratuitas, em formato de diagnóstico, nas áreas de Marketing, Finanças e Gestão, além de oficinas de Atendimento ao Cliente e Vendas. E como bônus, terão acesso a consultoria em Segurança Alimentar e Manipulação Segura de Alimentos, e para elaboração de cardápio, planejamento e precificação. O Sebrae Santa Inês vai viabilizar peças de marketing para promover o evento.
Para adesão, os estabelecimentos interessados podem procurar o Sebrae Santa Inês, localizado no Edifício Empresarial João Rolim, na Rua do Comércio, 900, Centro. Mais informações podem ser acessadas pelo WhatsApp (98) 99145 5002.