ASN MA
Compartilhe

Conhecimento e capacitação garantem sucesso na Páscoa para empreendedores maranhenses

Ovos de páscoa e de colher são sucesso de venda da Gabrigadeiro Brigaderia, em Pedreiras. Empreendedor, participante do Empretec, redireciona metas e desafios para o negócio após o seminário
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA
Compartilhe

Chocolates, bolos, brigadeiros, ovos de chocolate com recheios variados e os ovos de colher são exemplos da diversidade de produtos e de oportunidades de negócios que a “época das delícias” oferece para empreendedores. Estamos falando da Páscoa, período em que o consumo de produtos derivados de chocolate impulsionam boas oportunidades para aumento de vendas.

No Maranhão, são 3.744 negócios que giram em todo do chocolate. No interior do estado, em Pedreiras, na região do Médio Mearim, a “Gabrigadeiro Brigaderia” entra na estatística e aproveita a data para faturar um pouco mais, com criatividade e conhecimento.

“Trabalhamos com bolos e com brigadeiro, que é o nosso carro chefe; bolos de pote, pudim e agora na Páscoa, oferecemos os ovos tradicionais e os de colher, que são um sucesso. Nosso produto é artesanal e para produção usamos chocolates nobres de altíssima qualidade”, conta o empreendedor Emanuel Sousa.

Junto com a esposa Gabriela Silva, Emanuel Sousa iniciou na área da confeitaria há sete anos, vendendo doces de mesa em mesa na principal praça de Pedreiras. Hoje, já com loja física, o empreendedor diz que o Sebrae é uma porta de apoio ao seu negócio. E que o conhecimento e um planejamento consistente foram fundamentais para que o empreendimento ganhasse o impulso do crescimento.

Cesta de produtos artesanais da Gabrigadeiro

“A gente sempre trabalha em cima da qualidade, tanto do nosso produto quanto do atendimento ao cliente; nós procuramos oferecer sempre um excelente atendimento. O Sebrae apoiou a gente, no sentido de trazer conhecimento, de abrir a nossa visão para os negócios. Com a ajuda do Sebrae, eu comecei a planejar, saber aonde eu quero chegar, passei a ter nas mãos a administração da empresa. E todo curso, palestra, oficina que faço, eu repasso para minha esposa e aplicamos na nossa loja”, pontua o empreendedor.

Empretec faz a diferença

Nesse cenário de busca por melhorias do negócio, Emanuel encontrou o Empretec, que surgiu no trajeto do empreendimento trazendo novas reflexões, desafios e metas.

“Eu fiz o Empretec no final do ano passado e, a partir daí, as vendas deram uma alavancada. Isso porque as coisas que eu tinha em mente, eu consegui colocar em prática após o seminário. Consegui capacitar minha equipe, fazer planejamento, adquirir novos produtos e ferramentas de trabalho que a gente precisava, como um forno. Mudamos e reformamos a loja, investimos em uma fachada, que não tínhamos até então e agora estamos com o projeto de ampliação da loja física, com novos produtos produtos que pretendemos trabalhar”, ressalta o empreendedor.

“A Gabrigadeiro teve um grande êxito após sua participação no Empretec, que busca desenvolver comportamentos e habilidades de empreendedores. Durante 60 horas de capacitação presencial, a Gabrigadeiro, assim como outros empretecos, teve a oportunidade de desenvolver os dez comportamentos empreendedores e melhorar a qualidade de seus produtos e serviços. Então, por conta dessa capacitação ser tão intensa, e de fato ter um enfoque prático, muitos clientes têm uma melhoria quase que instantânea após a participação do curso”, destaca o analista da Unidade de Negócios de Bacabal, Cícero Almeida.

Sobre o Empretec

O Empretec é o principal programa de formação de empreendedores do mundo. Um seminário intensivo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e de uso exclusivo do Sebrae no Brasil.

Nele, durante seis dias de completa imersão no mundo do empreendedorismo, participantes aprendem de forma prática sobre as 10 características do comportamento empreendedor: busca de oportunidades e iniciativa, persistência, capacidade para correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informações, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e rede de contatos, além de independência e autoconfiança

Em 2024, o Sebrae planeja, em todo estado, um cronograma de execução do Empretec. Confira abaixo a agenda e procure o Sebrae mais próximo para participar.

Agenda Empretec 

Imperatriz – abril

Governador Nunes Freire – maio

Grajaú – maio

São Luís – junho

Barra do Corda – junho

Santa Inês – Empretec Rural – julho

Governador Nunes Freire – Empretec Rural – julho

Bacabal – outubro

-

  • Chocolates
  • Empreendedorismo na Páscoa
  • Mercado de Chocolates
  • Sebrae
  • vendas
  • Vendas na Páscoa