A plataforma Atenas, o Sistema de Inteligência Turística criado pela Secretaria de Turismo de São Luís – Setur, uma das ações implementadas pelo órgão no processo de transformação da capital maranhense em destino turístico inteligente, foi apresentada com destaque no painel Tecnologia e dados para uma governança inteligente, realizado na Feira de Destinos Turísticos Inteligentes – FIDI 2024 (Curitiba-PR). O painel teve a participação do secretário Saulo Ribeiro.
O painel reuniu, para a apresentação de cases, a secretária Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito/MS (Juliane Salvadori) e a gestora de Planejamento Estratégico de Turismo Sustentável na Prefeitura Municipal de Bariloche (Argentina), Martina Gelardi. O evento teve moderação de Barbara Blaudt, do Ministério do Turismo.
De Bonito, experiências do uso do voucher turístico e a gestão de dados para um destino de ecoturismo e, de Bariloche, foram destacadas as iniciativas de fortalecimento dos eixos aventura e ecoturismo.
Durante o evento, Saulo Ribeiro discorreu sobre a plataforma Atenas, formulada em conjunto com órgãos afins da gestão municipal, e operada com ampla rede de parceiros, fornecedores de dados primários para os diversos boletins e pesquisas sobre o turismo, sistematizadas em ambiente digital e disponível para toda a cadeia e investidores do turismo.
Conforme a coordenadora de Turismo e Cultura do Sebrae no Maranhão, Flavia Nadler, a gestão de dados de forma inteligente, mais que uma estratégia, é uma necessidade para os destinos que desejarem ser reconhecidos como DTI.
“O painel gerou o compartilhamento de conhecimento e um diálogo muito rico sobre boas práticas na gestão inteligente de dados, sinalizando como estes contribuem para fortalecer o turismo, gerando políticas e ações mais eficientes, a aplicação mais efetiva de recursos e esforços, tudo isso decorrente de um planejamento sólido, amparado em dados consistentes e reais. Ao reunir as experiências de Bonito, São Luís e Bariloche, apresentando iniciativas e avanços da aplicação deste modelo DTI, que está transformando o turismo em nossas cidades, no país, região e no mundo”, concluiu a coordenadora.
Nos três casos apresentados, uma série de boas práticas, com potencial de replicação em outros destinos, fortalecendo o planejamento e a oferta turística e impactando na oferta de experiências memoráveis para o turista.
Inteligência a serviço do turismo
A ferramenta é chamada de Atenas em alusão a São Luís, conhecida como Atenas Brasileira, numa referência aos inúmeros escritores, poetas e sábios maranhenses e à clássica civilização grega, berço da cultura, da filosofia e pátria do conhecimento.
Com a plataforma Atenas, é possível obter, em tempo real um conjunto de informações e dados sobre a atividade turística, fluxo de turistas, perfil e origem destes, taxa de ocupação hoteleira e uma série de outros dados que permitem ao gestor público, à iniciativa privada e a outros agentes da cadeia turística o planejamento mais adequado de ações de marketing, infraestrutura, investimentos e promoção, por exemplo, focado nas necessidades do destino e dos visitantes. E, além disso, a tomada de decisão mais ágil e eficaz e o direcionamento de recursos e esforços para solução de prioridades.
“Disponível em ambiente digital, a plataforma resulta em avanços para São Luís no esforço de transformação da cidade em Destino Turístico Inteligente, apoiada pelo Sebrae e BID e outros agentes públicos, possibilitando que a informação seja eficiente e transparente, ágil e segura, com dados consistentes, confiáveis e abrangentes sobre o turismo”, explicou o secretário Saulo Ribeiro, ressaltando que avanços se juntam a outras ações nesse processo de transformação empreendidas pela gestão municipal e uma rede parceiros, como o Sebrae, que contribuem nesse esforço.
O sistema de inteligência de dados entrou em operação em novembro passado e já registra dados como o alcance de 82% de taxa de ocupação na rede hoteleira no último Carnaval e um fluxo de turistas que alcançou 2 milhões de pessoas em São Luís, no período. Coincide com um momento em que, âmbito nacional e internacional, os dados de referência do turismo ganham destaque com estratégia de inteligência.