ASN MA Atualização
Compartilhe

Lideranças do Litoral Ocidental Maranhense planejam metas e definem prazos para ações de desenvolvimento para a região

Infraestrutura e turismo são os eixos norteadores da agenda de ações 2024 como forma de promover avanços que estimulem a cadeia produtiva e a economia local
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA Atualização
Compartilhe

Prefeitos, secretários municipais, instituições e sociedade civil discutiram ações voltadas para o desenvolvimento da região do Litoral Ocidental Maranhense no 1º Encontro do LIDER (Liderança para Desenvolvimento Regional) de 2024, realizado pelo Sebrae no município de Mirinzal, nesta segunda-feira, 18, no Centro de Referência Educacional de Mirinzal (IFMA).

O objetivo do encontro foi resgatar e avaliar os resultados da agenda LIDER 2023 – Territórios Empreendedores, bem como propor novas ações que estimulem o desenvolvimento sustentável do Litoral Ocidental Maranhense.

O Encontro reuniu líderes de Bequimão, Cedral, Cururupu, Guimarães, Central do Maranhão, Bacuri e Mirinzal.

No Litoral Ocidental Maranhense, o programa LIDER foi executado entre 2017-2018, sendo retomado as atividades em 2023 com grandes avanços nas pautas de Infraestrutura e Turismo, eixos que ainda permearão as principais ações neste ano de 2024, com base no plano estratégico regional. Esse também foi o momento de avaliar o que foi alcançado até agora, daquilo que foi pensado em 2023, e projetar ações para que mais avanços aconteçam ainda este ano.

Participantes avaliam e planejam novas ações

O presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Litoral Ocidental (ADERE), José Francisco Pestana, diz que o momento é importante para a região.

“Estamos aqui avaliando o plano estratégico das ações de infraestrutura e turismo encampadas pelo líder e assumidas por essas entidades: poder público, sociedade civil, e terceiro setor, para alavancar e fortalecer o turismo sustentável no litoral ocidental garantindo a melhoria da qualidade de vida da região. Temos um grande potencial turístico, por esse motivo temos o turismo como carro-chefe dessa proposta,” disse o presidente.

Como resultado os participantes do programa Líder do Litoral Ocidental Maranhense, apontam as obras estruturantes, recém-inauguradas na região, fruto da forte articulação do grupo, que só foi possível com a união de forças. A governança que existe no território, é fruto do entendimento da classe política, unida às instituições com apoio do terceiro setor, que é o objetivo do programa.

A união das lideranças do Litoral Ocidental Maranhense tem tido resultados positivos

João Martins, que é prefeito de Bequimão, e presidente do Conguarás (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Território dos Guarás), aponta alguns exemplos de resultados conquistados com esse esforço conjunto em busca de desenvolvimento.

“Temos um grande exemplo de resultados alcançados com a ação conjunta desse grupo, a ponte Antônio Jorge Dino, construída sobre o rio Pericumã, ligando Bequimão a Central do Maranhão, além disso a MA-211 que dá acesso a essa ponte também é mais uma conquista. E em seguida a pavimentação asfáltica do acesso à praia de Araoca. Essas foram ações de fortalecimento do turismo, estruturação sócio econômica que tem a pretensão de geração de emprego e renda,” contou João Martins.

Como representante do setor hoteleiro, Josenilson Melo afirma que desde a criação do líder é perceptível o avanço da região.“Principalmente para o turismo e infraestrutura da nossa região, temos bons exemplos. São as obras de infraestrutura de incentivo ao turismo. Porque temos um grande potencial, o Litoral Ocidental Maranhense é diferente do resto do Maranhão, temos peculiaridades e belezas exuberantes que encantam. Mas precisamos de mais estrutura para que consigamos atrair os turistas e o líder tem influenciado positivamente em toda a região”, contou Josenilson.

Fernando Cuba é prefeito de Cedral e diz que está feliz em ver um movimento como esse acontecer. “É importante demais, esse é o primeiro encontro de 2024, já tivemos outros encontros em 2023, é bom a gente discutir sobre os nossos planos, o que podemos fazer com apoio do Estado, com as instâncias de governança. Apesar de estarmos nessa articulação política em ano de campanha, precisamos dar continuidade a essas discussões, estamos tratando aqui de atracadouros, barragens e elementos que influenciam o turismo na região. Me sinto feliz em estar mais uma vez participando,” relatou o prefeito de Cedral.

Participantes avaliam e planejam novas ações durante o Encontro

Ambiente de negócios favorável

Eulalia Oliveira é uma das facilitadoras do Programa LIDER, credenciada pelo Sebrae, ela aponta esse grupo como referência no Maranhão e a nível nacional. “Esse foi o primeiro do Maranhão, vemos nele um grande protagonismo reconhecido pelo Sebrae Nacional. Este é o primeiro encontro de 2024, um momento de avaliar condutas, planejar ações, estabelecer metas e prazos”, afirmou Eulália.

A gerente da Unidade do Sebrae de Pinheiro, Nayara Moreira, orienta quanto a participação no programa LIDER. “O programa LIDER ajuda a planejar um futuro melhor para a região. É uma forma de integrar lideranças do poder público, de entidades privadas e do terceiro setor em prol de um objetivo em comum: fomentar o desenvolvimento econômico sustentável da região. A metodologia líder – territórios empreendedores fomenta a atuação integrada entre as lideranças locais para que estas trabalhem em conjunto, independente de questões político-partidárias, para trazer o desenvolvimento que a região tanto precisa,” disse a gerente.

O Programa LIDER (Liderança para Desenvolvimento Regional) – Territórios Empreendedores é uma iniciativa do Sebrae que busca atuação integrada entre as lideranças do poder público, entidades privadas e do terceiro setor para a promoção e desenvolvimento sustentável do território de abrangência.

A duração do programa LIDER é de aproximadamente 19 meses, sendo 5 meses de preparação interna do Sebrae e 14 meses de implementação, realizada através de 8 encontros e 4 fóruns de monitoramento.Não existe custo ao participante. A contrapartida esperada é a participação ativa em todos os encontros e fóruns do projeto em que fizer parte.

-

-