Neste sábado, 16 de março, pessoas do país inteiro participaram de um dia de aprendizado sobre startups, empresas que buscam implementar um modelo de negócio repetível e escalável. No Maranhão, a 10ª edição do Startup Day, iniciativa do Sebrae cocriada com o ecossistema de inovação, ocorreu em 16 municípios, e Chapadinha não ficou de fora. Participaram do evento na cidade em torno de 120 pessoas, entre caravanas com estudantes, professores e diretores de escolas dos municípios São Benedito do Rio Preto, Anapurus e Vargem Grande.
Um dos palestrantes foi Jeferson Freitas, CEO e fundador da startup Rural Place, de Chapadinha, que apresentou seu negócio aos presentes. A empresa teve início em 2023, no primeiro Startup Day realizado no município. “Começamos aqui na edição passada, e nada mais justo do que trazermos nossas experiências no decorrer desse ano e repassar para quem está nessa nova empreitada. Também temos uma missão de disseminar a inovação no Baixo Parnaíba”, diz o empreendedor.
Também foram abordadas noções básicas do Business Model Canvas, Design Thinking e uso de Inteligência Artificial aplicada ao empreendedorismo, ferramentas que facilitam o planejamento estratégico de uma empresa. Após essas exposições, os participantes passaram para a etapa prática, momento em que desenvolveram um plano de negócio com auxílio do Canvas e apresentaram seus projetos.
“Gratuita, a ação pretende fomentar o ecossistema inovador da região e apresentar a experiência Sebrae Startups, cujo foco é na capacitação, captação de recursos, internacionalização e networking. Em Chapadinha, que participa dessa mobilização nacional pelo segundo ano consecutivo, realizamos oficina prática intitulada Startup: Modelando um Negócio, ministrada por especialistas do setor e lideranças de startups de sucesso no Maranhão”, esclarece a gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Chapadinha, Rosa Amélia Borges.
O estudante Hilton Júnior, de 17 anos, veio do município de Vargem Grande para participar do Startup Day de Chapadinha. A viagem valeu a pena, pois proporcionou a ele ter seu primeiro contato com o Canvas e o Design Thinking. “Foi um evento que me trouxe uma rica e vasta compreensão do mercado de trabalho e do mundo do empreendedorismo”, avalia.