ASN MA Atualização
Compartilhe

Sebrae Maranhão fortalece pequenos negócios rurais em encontro coletivo com produtores de Açailândia 

Na oportunidade, ocorreram palestras sobre gestão da produção de hortaliças e biodigestor, com ênfase na produção de biofertilizantes
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA Atualização
Compartilhe

“Aqui a gente produz cheiro verde, alface, couve, cebolinha, jiló, mamão, vinagreira e etc. Ou seja, de tudo um pouco”, explica Maria Costa Bento, moradora do Assentamento Califórnia, localizado em Açailândia, região pré-amazônica do Maranhão. Ela, juntamente com mais 14 produtores, recebe acompanhamento do Agente Local de Inovação Rural (ALI RURAL) do Sebrae, totalizando 15 beneficiados neste ciclo.

Com potencial na produção de derivados de leite e na produção de mel, o assentamento tem como forte, também, o cultivo de hortaliças.

Olhando a vocação local bem como as necessidades levantadas, a Unidade de Negócios do Sebrae em Açailândia realizou, nesta quarta-feira (13), o encontro coletivo do ALI RURAL, no assentamento Califórnia. Na oportunidade, ocorreram duas palestras, a primeira sobre gestão da produção de hortaliças, em que foi apresentado aos produtores todo o ciclo de produção. E a segunda sobre biodigestor, com ênfase na produção de biofertilizantes.

Dona Maria Costa esteve presente na ação e destacou os aprendizados. “Melhoria da nossa produção através de ensinamentos e assim obter bons resultados em nossos trabalhos com hortaliças”, explica.

Além do consumo próprio, a hortifruticultura é encarada como um negócio familiar. É o que explica Eliene Moura, mais uma das beneficiadas com o ALI RURAL na região pré-amazônica. Na propriedade dela são cultivados acerola, cebolinha, couve, coentro e alface. Eliene destaca que o ALI tem proporcionado aprendizados sobre vendas, organização financeira e cuidados com a terra, contribuindo positivamente para seu empreendimento rural.

“Nós fazemos o acompanhamento desses produtores, com encontros coletivos e individuais, e estamos no terceiro ciclo do programa, que tem duração de oito meses. Neste encontro coletivo, levamos assuntos que fazem parte do dia a dia deles, a exemplo dos biofertilizantes que são uma alternativa sustentável aos fertilizantes químicos, visto que são produzidos a partir de resíduos orgânicos”, explicou o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Açailândia, Breno Soeiro.

O encontro contou com a presença do coordenador estadual do Programa ALI RURAL, Jhon Nunes, e do gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Açailândia, Breno Soeiro.

ALI RURAL já contemplou mais de 400 produtores rurais em todo o Maranhão

O programa Agente Local de Inovação Rural ( ALI RURAL) auxilia os negócios, identificando oportunidades de melhoria na implementação de práticas inovadoras e na adoção de novas tecnologias. Além disso, busca estratégias visando o aumento da produtividade e competitividade dos pequenos negócios.

Os produtores participam de encontros presenciais, individuais e coletivos, em que um agente faz o acompanhamento de forma gratuita e apresenta um diagnóstico da propriedade. No Maranhão, o ALI RURAL atendeu 450 produtores em territórios de 12 Unidades de Negócios do Sebrae.