ASN MA Atualização
Compartilhe

Sebrae Maranhão promove encontro coletivo do ALI RURAL com produtores de Davinópolis e João Lisboa

Ao longo deste terceiro ciclo, quase 70 produtores desses municípios foram atendidos. As ações incluem encontros individuais, palestras, oficinas e outros
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA Atualização
Compartilhe

O produtor José de Ribamar Carvalho, do assentamento Alegria, em Davinópolis, é um dos contemplados com o ALI RURAL, programa desenvolvido pelo Sebrae. Na propriedade, atualmente, a principal produção tem sido a farinha, em que por semana varia de 3 sacos a 8 sacos de 50 quilos.

José Ribamar Carvalho é produtor de Davinópolis

Toda essa produção encontrava barreira no gerenciamento, conta ele. “Antes a gente não tinha noção do que estava gastando, do que estava comprando. Aí chegou a agente, ensinando a organizar e só tem melhorado. Eu vendo farinha em Davinópolis, Imperatriz, Bananal, e com acompanhamento eu consigo me organizar melhor financeiramente”, pontua.

Produtores rurais de Davinópolis no encontro coletivo que visa fomentar a aprendizagem coletiva e estimular a atuação em rede dos pequenos negócios rurais.

José Ribamar foi um dos participantes do Encontro coletivo do ALI RURAL, organizado pelo Sebrae e que reuniu produtores rurais nesta quarta, em Davinópolis; e hoje (14) em João Lisboa. O objetivo foi fomentar a aprendizagem coletiva e estimular a atuação em rede dos pequenos negócios rurais. O evento incluiu uma palestra sobre mitos e verdades da hortifruticultura, abordando técnicas menos nocivas para o controle de pragas.

Em João Lisboa, o encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira

Ao longo deste terceiro ciclo, quase 70 produtores rurais destes municípios foram atendidos por meio do ALI RURAL e, também, pelo Agronordeste, com ações que envolvem palestras, oficinas e missão técnica. Além disso, tem mensalmente a Feira da Agricultura Familiar, em parceria com os municípios, como resultado desse trabalho.

Quem também destacou os avanços obtidos em sua produção devido ao acompanhamento do programa foi o seu Francisco Pereira, da Vila Bacuri. Na propriedade, houve investimentos no plantio de macaxeira, milho, feijão, e em breve ampliação para piscicultura. “Essas palestras, oficinas, assim como o acompanhamento da ALI em si tem melhorado muito a nossa gestão e ampliação de novos produtos”, explicou.

PROGRAMA ALI RURAL

O programa Agente Local de Inovação Rural ( ALI RURAL) auxilia os negócios, identificando oportunidades de melhoria, na implementação de práticas inovadoras e na adoção de novas tecnologias. Além disso, busca estratégias visando o aumento da produtividade e competitividade dos pequenos negócios.

O programa tem duração de oito meses, com encontros presenciais, individuais e coletivos, em que um agente faz o acompanhamento de forma gratuita e apresenta um diagnóstico da propriedade.

  • Agronegócio
  • ali rural
  • Capacitaçaõ
  • Sebrae