“Controle gerenciais e precificação de produtos”. Este foi o tema da oficina ministrada com 15 produtores dos municípios de Parnarama e Matões, que aconteceu nesta quinta-feira, 07. A capacitação, que teve a parceria da Prefeitura de Parnarama, fez parte do Encontro Coletivo do ALI Rural, uma iniciativa do Sebrae destinada aos empreendimentos do agronegócio que buscam inovação e desenvolvimento sustentável.
Durante a oficina, os produtores foram orientados sobre atitudes empreendedoras e as práticas básicas do controle gerencial nas práticas gerenciais de propriedades rurais, como descrição dos custos e receitas do negócio, custos de produção e logística, gastos fixos e variáveis, dentre outros assuntos.
“Trabalho com a agricultura minha vida toda, tenho experiência no plantio, mas sei que todo dia tem uma novidade e hoje nessa oficina já pude aprender coisas novas. Tenho certeza que não só eu, mas todos os produtores que estão participando do ALI vão aprender muito e melhorar o seu negócio”, relatou o produtor José Augusto da Costa, do Quilombo Guerreiro, município de Parnarama.
O programa ALI Rural é uma iniciativa do Sebrae e nos municípios de Parnarama e Matões está sendo executado por meio da Unidade de Negócios do Sebrae em Caxias. “Serão dez encontros até julho deste ano, quando está previsto o encerramento deste ciclo. Nesse período os produtores serão orientados e acompanhados por um de nossos agentes, que farão visitas às propriedades e direcionar soluções de melhorias de acordo com a necessidade de cada um dos produtores. Além disso, realizaremos mais encontros coletivos para que eles possam trocar experiências e também participar de oficinas práticas”, explicou o analista do Sebrae, Evandro Cardoso.
A produtora Editei Silva está animada com o projeto e com grandes expectativas de mudanças em sua propriedade. “Estou muito feliz em participar desse programa do Sebrae. Ter o acompanhamento do agente em nossa propriedade é importante para conhecer nossa realidade e indicar o que podemos melhorar. Vou me dedicar em todos os encontros e tentar colocar em prática o que for orientado”, disse a produtora.